Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Configuração Percentual Margem Mínima do item.


1. Escopo

A configuração Percentual Margem Mínima tem como finalidade, acrescer o percentual informado no cadastrado no item (Rotina 130 Manutenção de itens) ou o percentual informado no cadastro de Grupo de Itens (Rotina 132 - Manutenção de Grupo de itens) ao custo do item para verificação do preço mínimo de venda. Ou seja, quando na rotina 33 - Manutenção de Parâmetros por estabelecimento, o parâmetro cód. "539 - Utiliza bloqueio do custo pela margem mínima?" estiver habilitado e, tiver sido informado um percentual, por exemplo, no campo % Margem Mínima no cadastro do item, quando o usuário estiver realizando a venda, no momento da validação do custo, este percentual será acrescido ao custo do item, custo este configurado no parâmetro por empresa [251 - Custo utilizado para validação de bloqueio na venda] para validar o valor mínimo de venda. O valor mínimo de venda é o custo definido no parâmetro citado acrescido da margem mínima do item, além dos demais acréscimos. Quando não informado nenhum percentual no cadastro do item, o sistema verificará se existe percentual informado no cadastro do Grupo de Itens.


2. Configurações.

Para utilizar a funcionalidade de percentual de margem mínima disponível no sistema Cbanet, deve ser realizadas as seguintes configurações:


2.1. Rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa.

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. "251 - Custo utilizado para validação de bloqueio na venda". Selecione o parâmetro, clique em Alterar e marque: Custo Compra, Custo Reposição ou Custo Personalizável. Salvando em seguida.


2.2. Rotina 33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento.

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. " 539 - Utiliza bloqueio do custo pela margem mínima?". Selecione o parâmetro, clique em Alterar e marque o campo Valor. Salvando em seguida.



2.3. Rotina 130 - Manutenção de Itens

Nesta rotina, será informado o percentual de Margem Mínima do item. O sistema verificará primeiramente o valor deste campo, caso o parâmetro citado no subitem 2.2 esteja habilitado.

Selecione o item, clique em Alterar e informe o valor do campo % Margem Mínima que será aplicado sobre o custo do item no momento da validação dos custos, ao incluir o orçamento no sistema.


2.4. Rotina 132 - Manutenção de Grupo de Itens

Nesta rotina, será configurado o % Margem Mínima para um determinado Grupo de Itens. Se o parâmetro citado no subitem 2.2 estiver habilitado e, no cadastro do item não tiver sido informado nenhum valor, o sistema verificará o valor deste campo.



  • Nota 1: Se o parâmetro citado no subitem 2.2 estiver habilitado e não tiver sido informado nenhum valor no cadastro do item e nem no grupo de itens, o sistema irá considerar o % Margem Mínima com valor igual a "0".
  • Nota 2: Se no grupo de itens a opção "Utiliza Histórico de Custo por tabela de preço?" estiver selecionada ou na rotina 29 ? Manutenção de parâmetros por Empresa, o parâmetro cód. "187 - Utiliza Histórico de Custo por tabela de preço?" estiver habilitado com o valor "SIM", o sistema não irá verificar os custos na rotina 135, mais sim, na tabela de histórico de custo por tabela de preço.


2.5. Percentual de Margem Mínima por Segmento de Venda

É possível definir um percentual de margem mínima por Segmento de Venda, basta acessar a rotina [R130 - Itens] e acessar a aba Segmentos.

Após isso é necessário marcar a opção [Utiliza % Margem Mínima/Segmento de Venda por Item?], para que a grade que exibe os segmentos e percentuais seja exibida: 


Observação: Se o percentual for definido por segmento ele terá prioridade sobre a configuração realizada no item e no grupo do item. 


3. Aplicação do Percentual Margem Mínima.

O usuário acessará a rotina 419 ? Manutenção de Vendas Varejo para inserir um novo orçamento de vendas. Após inserir o item, o sistema acrescentará o % Margem Mínima informado no Cadastro de Item ou no Grupo de Itens, ao custo do item. O sistema considera o parâmetro por empresa [251 - Custo utilizado para validação de bloqueio na venda] para validar o valor mínimo de venda. O valor mínimo de venda é o custo definido no parâmetro citado acrescido da margem mínima do item, além dos demais acréscimos.

Tomamos como exemplo, o item Cód. 27436 ? Filtro Combustível Fiesta. O Custo de Reposição do item é R$ 24,45, como podemos verificar na aba Custos/Preços da rotina 135 ? Manutenção de Itens por estabelecimento.


Após inserir o item e teclarmos CTRL + F9 para visualizar os custos, podemos verificar que o sistema acrescentou o percentual de 2,5%, informado no cadastro do item, ao custo de reposição.


Se não tiver sido informado nenhum valor no campo % Margem Mínima no cadastro do item, o sistema acrescentará o valor informado no cadastro de Grupo de Itens, ou seja, 3%.


img0010.png


Não tendo sido informado nenhum valor no cadastro do item nem no Grupo de Itens, o sistema irá considerar o valor "0" de margem.


img0011.png


No momento do fechamento da venda, o sistema verificará os custos e, se o item estiver sendo vendido com preço abaixo do preço mínimo, o sistema solicitará liberação para fechar a venda.


img0012.png