1. Introdução

O procedimento de Importação do Extrato Eletrônico REDE tem por objetivo localizar, baixar, gerar movimentos financeiros e contabilizar os títulos gerados pelas vendas realizadas com a Rede.


1.1. Escopo

O procedimento de Importação do Extrato Eletrônico REDE tem por objetivo localizar, baixar, gerar movimentos financeiros e contabilizar os títulos gerados pelas vendas realizadas com a Rede.

A rotina 1091 - Manutenção de PV´s por Contas Financeiras, faz o relacionamento do PV com a conta financeira para baixa dos arquivos de retorno da Rede.

A rotina 1087 - Importação de Extrato Eletrônico REDE, faz a importação manual dos arquivos de débito, crédito e financeiro, localizando, baixando, gerando movimentos financeiros e contabilizando os títulos gerados pelas vendas realizadas com a Rede.

Processo Automatizado de importação, faz a importação automática dos arquivos de debito, crédito e financeiro, localizando, baixando, gerando movimentos financeiros e contabilizando os títulos gerados pelas vendas realizadas com a Rede.

A rotina 1088 - Relatório de Importação dos Arquivos REDE, é o relatório que será utilizado para homologar a importação de arquivos da Rede, exibindo os títulos localizados e baixados das importações realizadas.

A Rotina 1097 - Manutenção de Logs do Processamento Automático, é através dessa rotina que será possível auditar o processo de importação automática, sendo visualizados os arquivos processados e não processados.


2. Rotina 1091 - Manutenção de PV´s por Contas Financeiras


2.1. Objetivo

Esta rotina tem por objetivo relacionar as Contas Financeiras Base e as Contas Financeiras de Taxas por Número de PV´s. Este relacionamento é utilizado tanto no processo de importação de arquivos manual quanto no processo automatizado.

O relacionamento é obrigatório, visto que os dois processos dependem dele. Caso não sejam relacionados, as importações poderão apresentar problemas.


2.2. Como usar

Para iniciar, acesse a rotina [R1091 - PV's por Contas Financeiras]. Para cadastrar, clique no direito Novo e preencha os campos como demonstrado abaixo:



Detalhe dos Campos:

Número do PV: Número que corresponde a cada estabelecimento. Este número deve ser obtido junto à Rede;

Conta Financeira: Esta conta financeira é a "base", ou seja, para onde vai toda a movimentação de recebimento dos documentos;

Conta Financeira Taxas: Esta conta é responsável por receber as taxas cobradas por cada transação pela operadora de cartões.


Obs: No arquivo do tipo financeiro EEFI, caso o parâmetro [P1000 - Considera conta financeira do arquivo de extrato eletrônico rede?] estiver ativo na [R29 - Parâmetros por Empresa] será considerado a conta financeira lida no arquivo em vez das contas financeiras cadastradas nesta rotina.


3. Rotina 1087 - Importação de Extrato Eletrônico REDE


3.1. Objetivo

Esta rotina tem por objetivo importar os arquivos de retorno da Rede, localizando e gerando a baixa automática dos títulos a receber.


3.2. Tipos e Ordem dos Arquivos

A Rede disponibiliza três tipos de arquivos diferentes, cada um com seu objetivo particular, são eles:

  • EEVD: Extrato de Vendas Débito. Arquivo responsável por registrar as vendas realizadas na modalidade Débito. A baixa dos títulos acontece com a importação do próprio arquivo EEVD;
  • EEVC: Extrato de Vendas Crédito. Arquivo responsável por registrar as vendas realizadas na modalidade Crédito. A baixa dos títulos acontece ao importar o arquivo EEFI;
  • EEFI: Extrato Financeiro;

EEVD (Extrato de Vendas Débito)

Ao importar este arquivo, o MOVERE baixará as parcelas que foram "pagas" utilizando o Cartão de Débito.


EEVC (Extrato de Vendas Crédito) e EEFI (Extrato Financeiro)

A ordem correta destes arquivos é esta: Primeiro você importa todos os arquivos do tipo EEVC e então, importe os arquivos do tipo EEFI. Isto é importante porque ao importar os arquivos EEFI (Extrato Financeiro), o MOVERE buscará os registros que foram importados dos arquivos EEVC (Extrato de Vendas Crédito).


OBS: No tipo EEFI(Extrato Financeiro) não é levando em conta operações de cancelamento.


Em resumo, o EEVC registra os títulos vendidos no Cartão de Crédito e o arquivo EEFI realiza a baixa do que foi previamente registrado pelo EEVC.


Durante a importação de um arquivo  EEFI ocorre a leitura e processamento dos registros: 

1 )  Registro Tipo 34 (Ordem de crédito) que é composto pelo Detalhe da Operação de Cartão. Este registro apresenta a operação da venda realizada.

2 )  Registro Tipo 35 (Ajustes Net ou Desagendamento) que é composto pelos valores de ajustes de uma operação de venda ou o desagendamento.

3 )  Registro Tipo 36 (Resumo Antecipado de Vendas) que é composto pelos valores referentes à antecipação das vendas, este faz referência ao Registro 35 quando houver um respectivo ajuste ou desagendamento.

4 )  Registro Tipo 37 (Totalizador de Créditos) é composto por uma estrutura de dados dos quais são utilizados para efetuar a baixa da(s) venda(s) antecipadas.


Para importação dos registros de recebíveis o parâmetro [947 - Permite Importar Antecipação De Recebíveis] deve estar ativo na [R29 Parâmetros por empresa]. Deve ser configurado o evento contábil [-118  -Taxa de Antecipação dos Recebíveis] na [R281 - Eventos Contábeis], informando o campo Espécie Monetária, marcando os checkboxes Pede Espécie Monetária? e Contabiliza? além de preencher as funções ou contas de crédito e débito.




Para importar o arquivo de extrato financeiro EEFI deve ter em mãos o arquivo EEFI disponibilizado pela REDE em seguida acessar a [R1087 Importação de Extrato Eletrônico REDE] e clicar no botão Novo conforme a imagem abaixo:



Após o carregamento do arquivo, será exibido as grades com as informações dos títulos encontrados no sistema, comprovantes de vendas não localizados, Ajustes Net e Desagendamentos, ao clicar em Salvar serão realizadas as operações,  baixa de títulos e suas contabilizações financeiras envolvidas como na imagem abaixo:


Obs: serão exibidas em vermelho as contas financeiras não encontradas no Movere quando o parâmetro empresa [P1000 - Considera conta financeira do arquivo de extrato eletrônico rede?]  estiver ativado na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].


Após o processamento do arquivo, todos os detalhes da operação, desde a baixa e suas contabilizações financeiras envolvidas podem ser visualizadas através do botão DET na lista de arquivos importados, conforme pode ser visto na figura abaixo:



3.3. NSU/Comprovante de Venda deve estar nos Títulos à Receber

Para o bom funcionamento deste processo, é necessário que o NSU (Número Sequencial Único)/CV (Comprovante de Venda) seja captado durante a venda (Na rotina 657) para que este seja registrado no campo [Nosso Número] dos Títulos a Receber durante o faturamento. No comprovante de venda que a REDE emite ao passar o Cartão de Crédito/Débito, se o MOVERE solicitar o "Código de Autorização", informe o campo "CV" (Comprovante de Venda) que está no Comprovante de Venda que foi impresso.


É através do NSU/Comprovante de Venda que o MOVERE relaciona os títulos cadastrados com os registros que estão sendo importados pelos arquivos. Então, é de suma importância que o NSU/Comprovante de Venda seja captado corretamente durante o faturamento.



3.4. Exclusão do arquivo

 Para excluir um arquivo importado, basta selecionar o mesmo e clicar no botão excluir.

 

Quando há exclusão dos arquivos, principalmente o financeiro (FI) o sistema desfaz toda movimentação financeira, incluindo a baixa e também toda parte de contabilização. Essas operações acontecem para todos os títulos no sistema, referente aos registros no arquivo. 


3.5. Download do Arquivo

Para  realizar o download de um arquivo, basta clicar no icone ao lado do nome do arquivo.



4. Processamento Automatizado de Importação dos Arquivos Rede


4.1. Objetivo

A importação automática, localização e baixa dos títulos a receber sem nenhuma ação humana, sendo necessária somente a conferencia do valor creditado em conta corrente com relatório [R1088 - Relatório de Importação dos Arquivos REDE] informando como filtro a remessa que foi processada.


4.2. Como Usar

Para o funcionamento do processamento automatizado são necessários: Instalação e Configuração do [Cbanet Gerenciador de Arquivos 4.1] no Servidor e o software responsável pela captura dos arquivos retorno da Rede, que em nosso exemplo é o "Apus Client" fornecido pela AccesStage.


4.2.1. Apus Client

Acesse o Apus Client com o usuário e a senha fornecida no ato do cadastro junto a AccesStage.


img0007.jpg


Acesse o agendador em configurações > Scheduler, defina o Sheduler para [+horas] e deixe em 02(duas) horas. Grave as configurações e clique em sincronizar agora.


img0008.jpg


Com isso o apus buscará por novos arquivos a cada 2 horas.

Obs. O apus client pode ser obtido através do link: http://goo.gl/iXI3yb, para executar o apus client é necessário ter o java (www.java.com) instalado.

O apus client deve ser instalado no servidor de aplicação.


4.2.2 Cbanet Gerenciador de Arquivos

Com o Apus Client já devidamente instalado e configurado, acesse a rotina [1 - Manutenção de Usuários] e cadastre um usuário chamado REDE (caso tenha dúvidas no cadastramento de usuário, solicite junto ao Suporte Cbanet, o documento [POP - Cadastro de Usuários]). O nome deste usuário deverá ser adicionado ao campo [Parâmetros], conforme demonstrado abaixo, no arquivo Cbanet.Servicos.GerenciamentoArquivos.xml, que está na pasta Cbanet Gerenciador de Arquivos (Se não tiver esta pasta, solicite uma cópia ao Suporte Cbanet).



img0009.jpg


Por padrão, o Gerenciador de Arquivos vem configurado para procurar por novos arquivos a cada 2 horas, processando-os a cada 12 horas. Caso queira alterar este intervalo de tempo, modifique os valores das tags e que estão em Segundos. Contudo, recomendamos que esses valores não sejam alterados.



img0010.jpg


Após as configurações basta executar o instala.bat como administrador para que o serviço seja criado. Devendo ainda ser iniciado, para isso acesse o executar e digite services.msc, conforme abaixo:


img0011.jpg


Localize o Cbanet - Gerenciador de Arquivos e inicie-o.


img0012.jpg



4.3. Informações úteis



Todos os arquivos presentes dentro da pasta "Origem" serão processados?

NÃO! O Atributo filtro (destacado abaixo) define a nomenclatura padrão dos arquivos à serem enviados. Qualquer arquivo com nome diferente deste padrão será ignorado.



Em que momento os arquivos são enviados?

É feito um processamento imediato assim que o serviço é iniciado. O próximo processamento é feito após decorrer o tempo informado no arquivo Cbanet.Servicos.GerenciamentoArquivos.Service.exe, nos atributos destacados abaixo: 



O gerenciador de arquivos e o Apus Client precisam ser instalados no servidor?

NÃO. Entretanto, é preciso se atentar à configuração da URL, no arquivo Cbanet.Servicos.GerenciamentoArquivos.Service.exe.



5. Rotina 1088 - Relatório de Importação dos Arquivos REDE


5.1. Objetivo

O Relatório de importação visa demostrar todos os arquivos que foram importados pela rotina [1087 - Importação do Extrato Eletrônico REDE] assim como pelo processamento automatizado, podendo ser filtrado por Estabelecimento, Número Remessa, Conta Financeira, Data Inicial da Importação, Data Final da Importação, Número do RV, NSU, Número do Título e Parcelas de Número.

Caso nenhum dos filtros seja preenchido será gerado um relatório com todas as remessas existentes. Isso pode demora muito tempo.


5.2. Como Usar

Para iniciar, acesse a rotina [1088 - Relatório de Importação dos Arquivos REDE] ou siga o menu [Financeiro>Contas à Receber>Relatórios>Importação Rede]. No exemplo abaixo utilizamos como filtro a remessa "8340" que pertence a um arquivo Financeiro (EEFI) que geram as baixas dos arquivos de crédito.



O relatório mostra as seguintes grades, a grade com os títulos localizados e baixados automaticamente pelo sistema, a grade agrupada por PV e Bandeira do cartão, a grade com os RV (Registro de Venda, que são todas as vendas registradas no dia) que não tiveram títulos localizados pelo sistema e por ultimo, caso exista, a grade contendo os RV (Registro de Venda) que foram desagendados.


É possível emitir o relatório com três visões diferentes, que são: Exibindo todos os registros, apenas registros que resultaram em baixas ou localização de títulos e registros que não resultaram em baixas ou localização de títulos.



Obs. Quando for verificar os títulos que não foram baixados em um RV, não esqueça de colocar o filtro parcelas de número.


6. Rotina 1097 - Manutenção de Logs do Processamento Automático 


6.1. Objetivo

Esta rotina tem por objetivo facilitar a análise dos logs gerados a partir dos processamentos automáticos. A rotina permite ver de forma separada os logs informativos e os logs de erros.

Caso um arquivo não possa ser importado o processo não seguirá até a correção do problema de importação.


6.2. Como Usar

Para iniciar, acesse a rotina [1097 -  Logs do Processamento Automático] . Esta Rotina exibe os logs de importação automática tanto da  REDE quanto do SAFRAPAY, sendo exibidos a origem do log no campo OPERADORA.Veja abaixo como a rotina apresenta os logs gerados no processo automatizado de importação de arquivos:



A rotina sempre exibe os logs ordenados por Data/Hora, em ordem decrescente. Assim, basta acessa-la para saber se há problemas com os processamentos ou se está tudo conforme o planejado.