Índice


1. Introdução

2. Configurações e Cadastros

    2.1. Rotina R288: Estabelecimentos

    2.2. Rotina R43: Clientes

    2.3. Rotina R75: Portadores

3. Transmissão de arquivos pelo EDI7 TCP SERASA 

4. Geração do arquivo de 'Remessa Normal'

5. Geração dos arquivos 'Concilia' e 'Conciliado'

6. Resumo do fluxo de atividades (Movere/Serasa)

7. Processo de Homologação

8. Processo de Implantação


1. Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos a configuração do processo de integração do sistema com o SERASA RELATO.


2. Configurações e Cadastros


Antes de realizar a geração dos arquivos de integração, é necessário realizar as configurações abaixo:


2.1. Rotina R288: Estabelecimentos


Nesta rotina, o usuário deverá definir quais os estabelecimentos que poderão realizar a geração dos arquivos, assim como, a situação atual dos estabelecimentos perante o envio ao SERASA.



É muito importante ter uma atenção com relação ao campo [Último Envio ao Serasa], pois, em ambiente de homologação, pode ser utilizado com qualquer data, desde que obedecendo a sequência de datas enviadas. Quando em ambiente de produção, este deve estar em branco na geração do primeiro arquivo, pois, o SERASA RELATO exige que seja enviado o movimento dos últimos 13 meses, incluindo o mês atual, assim, o sistema faz o controle dos 13 meses automaticamente.


O campo periodicidade deverá ser selecionado conforme o que foi definido no processo de implantação junto ao Serasa Relato.


Observação:


Vale ressaltar que os títulos a receber gerados entre lojas da mesma visão contábil não serão enviados, assim como, títulos a receber da própria loja.


2.2. Rotina R43: Clientes


Nesta rotina, o usuário deverá identificar quais os clientes que terão o movimento financeiro integrado com o SERASA RELATO.



Para geração dos arquivos, são considerados apenas os clientes que possuem o campo [Personalidade Civil] igual a [Pessoa jurídica] e estiver com o campo [Utiliza Integração Relato (Serasa)?] marcado.


2.3. Rotina R75: Portadores


Nesta rotina deverão ser identificados quais os portadores que também serão enviados ao SERASA RELATO, ficando a cargo do cliente a definição de quais os tipos de títulos a receber que serão integrados.



3. Transmissão de arquivos pelo EDI7 TCP SERASA


Todo o processo de transmissão de arquivos é feito através do Software EDI7 TCP SERASA.


Favor verificar a base de conhecimento 170 onde mostra o manual de transmissão de arquivos para o SERASA.

Link de acesso:

https://moveresoftware.freshdesk.com/a/solutions/articles/27000032448


4. Geração do arquivo de 'Remessa Normal'


O arquivo conhecido por 'Remessa Normal' tem o propósito de transmitir as movimentações ocorridas dentro do período da remessa bem como o tempo de relacionamento entre empresa e cliente para o Serasa Relato. 


Dessa forma, com esse arquivo, informamos ao Serasa quais são os títulos que devem ser inclusos na base, excluídos, quais títulos foram pagos no período, quais ainda estão em aberto e o tempo de relacionamento entre a empresa e o cliente.


A rotina R855 realiza a geração desses arquivos com base na data do último envio, que pode ser acompanhada no cadastro de estabelecimento.


A geração dos arquivos é feita com base em todos os títulos abertos e fechados. Mesmo os títulos que foram liquidados durante o período de uma remessa, serão enviados.


O sistema agrupa as várias liquidações de um mesmo título que foram geradas durante o período de uma remessa, enviando apenas a última data de pagamento, porém, com os valores totalizados.


A geração das remessas considera o campo [Ambiente Serasa] da rotina de manutenção de estabelecimentos, sendo homologação ou produção. O valor padrão para este campo é [Homologação].


O processo de homologação permite o envio de remessas contendo no máximo 5000 registros.


Os estabelecimentos que estiverem em processo de homologação, poderão informar a data final personalizada na tela da rotina.



Os estabelecimentos que estiverem em produção, sempre utilizarão como data final a data do dia anterior à data de geração do arquivo.



Se não for informado nenhum estabelecimento, o sistema irá gerar os arquivos para todos os estabelecimentos que estiverem definidos que possuem integração com o SERASA RELATO. Será considerado para cada estabelecimento seu ambiente, sendo: homologação ou produção.


Todos os arquivos gerados pelo sistema, serão armazenados na pasta \Arquivos\EmpX\SERASA\RELATO\ do Cbanet. Os arquivos de remessa, serão gerados na subpasta REMESSA, da mesma forma, os arquivos de conciliação serão gerados na subpasta CONCILIACAO. Em cada subpasta será gerada uma outra pasta contendo o ano e outra com o mês de geração dos arquivos.


5. Geração dos arquivos 'Concilia' e 'Conciliado'


O arquivo Concilia (ou Conciliação) é fornecido pelo Serasa Relato, mensalmente, e deve ser importado no sistema MOVERE a partir do campo Processar Arquivo.


Esse arquivo traz as informações (títulos) que foram enviadas ao Serasa para serem atualizadas. Ou seja, apresenta os títulos em aberto (títulos vencidos e não pagos e títulos a vencer) para serem confrontados com o contas a receber da empresa.


A partir da importação do arquivo 'Concilia', o sistema MOVERE gera o arquivo 'Conciliado' como resposta. Nesse sentido, o arquivo 'Conciliado' atualiza as datas de pagamento dos títulos que o 'Concilia' trouxe (quando houver). Além disso, o sistema também gera uma cópia do arquivo 'Concilia' para ser consultada pelo usuário em futuras auditorias.


Diagrama explicativo sobre o fluxo Concilia-Conciliados:



Notas


Para o cenário em que ocorreram pagamentos parciais, o arquivo Conciliado informa o campo Data de Pagamento em branco e o arquivo de Remessa Normal fica encarregado de transmitir a informação do pagamento parcial conforme as regras do Serasa Relato.


Conforme exposto acima, nos arquivos de conciliação (Concilia), será feita uma cópia do arquivo, que terá no nome a palavra CONCILIA, o arquivo de resposta (Conciliado) será diferenciado por terminar com a palavra CONCILIADO, sendo este o que deverá ser transmitido pelo programa do SERASA.


Todos os arquivos de resultado de processamento das remessas/conciliações deverão ser processados pelo sistema. No retorno das remessas, se for identificado que alguns títulos possuem erros, estes serão desmarcados para possibilitar um novo envio em remessa posterior. Se a remessa for totalmente desprezada, todos os títulos envolvidos serão marcados como pendentes de envio.


O processo de exclusão de títulos é gerado a partir do processo de conciliação, ou seja, se o SERASA RELATO gerar um arquivo contendo títulos não encontrados no sistema, na próxima geração de Remessa Normal, estes títulos serão enviados com pedido de exclusão.


Existe um link na rotina para visualizar todos os arquivos gerados pelo sistema.



Ao clicar no link [Visualizar arquivos gerados e importados], o sistema irá abrir uma janela contendo uma estrutura de pastas, separando por arquivos de Remessa e Conciliados.


8.png


Basta clicar no nome do arquivo para que seja feito o download do mesmo.


6. Resumo do fluxo de atividades (Movere/Serasa)


O fluxo de atividades (Produção) envolve a geração dos arquivos de 'Remessa Normal', através do sistema MOVERE. O usuário então deve transmitir esse arquivo para o SERASA por meio do software EDI7. Esse fluxo deve ocorrer conforme a periodicidade acordada junto ao SERASA (Semanal/Diário). Na segunda semana do mês, o SERASA informa o arquivo 'Concilia'. Esse arquivo é recepcionado pelo usuário novamente fazendo uso do software EDI7 e então importado no sistema MOVERE a partir da rotina R855. 


O sistema MOVERE, em resposta, cria o arquivo 'Conciliado' que após realizar o download, o usuário deve transmitir ao SERASA através do EDI7. Após a transmissão do arquivo, o SERASA atualiza a base de dados e então um novo fluxo é iniciado.


Na figura abaixo, pode ser visualizado uma representação em diagrama do fluxo de atividades descrito.




7. Processo de Homologação


Para realização do processo de homologação, deve ser seguido os seguintes passos:


1. Solicitar junto ao SERASA os códigos de cliente e produto para homologação;


2. Identificar quais os estabelecimentos que irão realizar a geração dos arquivos;


a. Definir o estabelecimento como ambiente de homologação;

b. Deixar a data de último envio em branco;


3. Identificar quais os clientes que transmitirão os títulos;


4. Identificar quais os portadores que serão transmitidos;


5. Gerar arquivos com períodos de 30 dias, a partir dos 6 meses anteriores, para que seja possível transmitir diversos arquivos, assim, se a data atual for junho:


a. Enviar janeiro;

b. Enviar fevereiro;

c. Etc...


6. Na geração dos arquivos, também pode ser enviado arquivos contendo períodos menores;


7. O sistema está preparado para gerar um arquivo por estabelecimento;


8. Após o envio dos arquivos, ao receber os arquivos de retorno, os mesmos deverão ser processados na mesma ordem de recebimento;


9. O processo de homologação junto ao SERASA é divido em duas etapas, geração de remessa e conciliação de títulos;


a. Geração de Remessa

i. Nesta etapa, deve ser gerado um arquivo inicial para carga de remessa;

ii. O SERASA exige que seja enviado uma segunda remessa, contendo títulos excluídos que foram enviados na primeira remessa;


b. Conciliação de Títulos

i. Nesta etapa, deve ser processado o arquivo de conciliação e transmitido o arquivo conciliado gerado pelo sistema;


Observações:


- O sistema bloqueia CNPJs de clientes inválidos;

- O sistema bloqueia o envio de CPFs;

- Títulos com data de vencimento anterior à data de emissão não serão aceitos;

- Títulos com data de pagamento anterior à data de emissão também não serão aceitos;


8. Processo de Implantação


Para realização do processo de implantação, deve ser seguido os seguintes passos:


1. Solicitar junto ao SERASA os códigos de cliente e produto para produção;


2. Formalizar o pedido de limpeza de base do SERASA, caso o cliente já tenha utilizado o serviço por outros sistemas;


a. O processo de limpeza acontece exclusivamente nos fins de semana, assim, verificar com antecedência o pedido formal após a conclusão do processo de homologação;

OBS: Atualmente, o SERASA não está realizando a limpeza de base. Dessa forma, essa atividade não possui caráter obrigatório.


3. Passar os estabelecimentos para o ambiente de produção, limpando a data de último envio;


4. Realizar a geração da primeira remessa e transmitir todos os arquivos gerados (por estabelecimento) ao SERASA;


5. O sistema está desenvolvido para ser integrado apenas com periodicidade SEMANAL, assim, definir no treinamento com o usuário qual será o dia da semana FIXO que ele deverá realizar as transmissões;


6. Deve ser reforçado que todos os arquivos de retorno, seja de remessa ou seja de conciliação, deverão ser processados pela rotina R855, para garantir que o fluxo de tratamento dos títulos a receber seja sólido.