Introdução

A remessa de cheques a receber é uma funcionalidade existente no sistema que permite o registro de cheques junto ao banco com a finalidade de depósito.

Procedimento


Bancos Homologados


O sistema CBANET está apto para a geração da remessa de títulos a pagar de acordo com a tabela abaixo que demonstra a relação de instituições financeiras homologadas.



CÓDIGOINSTITUIÇÃO FINANCEIRA


001 BANCO DO BRASIL S.A.


341 ITAÚ UNIBANCO S.A.


Pré Requisitos


Independentemente de qual seja a instituição financeira, para as configurações da conta financeira, basicamente, são necessários os campos Banco, Agência e Conta Corrente. Além destas informações, seguem abaixo os campos adicionais a serem preenchidos:



CÓDIGOINSTITUIÇÃO FINANCEIRAINFORMAÇÕES ADICIONAISCNAB


001 BANCO DO BRASIL S.A.
  • Convênio cobrança de cheque
  • cheques com CMC& preenchido 240



  • 341 ITAÚ UNIBANCO S.A.
  • Convênio Cobrança de Cheque
  • Cheques com CMC7 preenchido 240




  • Configuração


    Para configurar o ambiente e torna-lo apto a utilização, primeiramente, acessar a rotina 73 - Contas Financeiras >> NOVO e configurar a conta financeira.

    Pop4-img1.png

    Pop4-img2.png

    Informe o campo ?Convênio Cobrança Cheque? conforme segue a figura abaixo:

    Pop4-img3.png

    Pop4-img4.png

    Lançamento de Cheques a Receber


    Após a configuração da conta bancária, o próximo passo é efetuar o lançamento do CMC7 nos Cheques a Receber através da rotina 234 - Cheques a Receber. Lembrando que este é um exemplo, pois na rotina 657 - Baixa de Títulos a Receber/Pagar/Cheques também permitem o lançamento dos cheques com o CMC7.

    Pop4-img5.png

    No lançamento dos cheques (tanto no NOVO quanto no ALTERAR), existe o campo [Leitor de Cheques] onde deverá ser informado o CMC7 dos cheques de clientes.

    Pop4-img6.png

    Pop4-img7.png

    Geração da Remessa de Cheques a Receber


    Concluído o lançamento do cheque, o próximo passo é gerar a remessa de Cheques a Receber, através da rotina 238 ? Remessa de Cheques >> NOVO.

    Pop4-img8.png

    Informe os campos [Tipo Remessa], [Conta Financeira de Origem], [Conta Financeira de Destino], [Portador Destino] e clique no botão [Selecionar Cheques] onde serão listados os registros na grade:

    Pop4-img9.png

    Pop4-img10.png

    Para gerar o arquivo e enviá-lo ao banco, selecione a remessa e clique no botão [ARQUIVO] o qual será disponibilizado para envio ao banco.

    Pop4-img11.png

    Pop4-img12.png