1. Introdução

A rotina para cadastro de múltiplos períodos foi criada para permitir o usuário a realizar lançamentos financeiros em períodos anteriores, podendo cada usuário reabrir ou encerrar o período sem interferir no lançamento do outro usuário. Toda esta operação na mesma conta.


2. Configurando a conta financeira para utilização de múltiplas datas

Para inicializar a utilização desta rotina primeiramente devemos marcar na conta financeira desejada a opção de MULTIPLAS DATAS no cadastro da mesma.


1 - Através da rotina [R73 - Contas Financeiras], mude o "Tipo Controle Data Movimento" para Múltiplas Datas


2 - Realizado este procedimento o próximo passo a ser realizado será o cadastro dos períodos por contas financeiras na rotina [R1005 - Períodos por Conta Financeira].


Note que ao realizar a primeira inserção da conta financeira a mesma já nos retorna a data inicial da mesma, ou seja, esta data corresponde com a data do cadastro da conta financeira.



As inserções dos períodos obedecem a seguinte regra:


  • Um período não poderá conter datas conflitantes, portanto a cada nova inserção de período, o sistema automaticamente determinará um dia a menos como data final para o período anterior.
  • Para excluir os períodos da rotina R1005, é necessário seguir a ordem de cadastramento, ou seja, somente será permitido excluir do ultimo período para o primeiro, desde que este período não esteja vinculado a nenhum usuário por conta financeiro ou grupo de usuária por conta financeira.


3. Configurando usuários para utilização


Após configurar a conta financeira desejada para utilizar a opção de múltiplos períodos, será necessário configurar o usuário que realizará estas movimentações na rotina [R346 - Contas Financeiras por Usuário], lembrando que será necessário configurar apenas os usuários que irão trabalhar em períodos diferentes do atual realizando as movimentações.


Caso o usuário tente realizar alguma movimentação na conta financeira, e não estiver configurado em nenhum período poderão realizar lançamentos porem o sistema irá considerar automaticamente que ele está no ultimo período, cuja data final não foi preenchida.



Na hipótese do usuário já tiver a conta financeira configurada basta excluí-la e inseri-la novamente, selecionando o período desejado.



Note que a conta financeira que possuir períodos cadastrados, informará na grade qual o período em que o usuário esta trabalhando.

Realizado a configuração da conta financeira para o usuário este já estará apto para utilizar múltiplas datas de movimento, sempre e quando obedeçam as seguintes regras:


  • Os usuários que estiverem vinculados a um período, e realizarem qualquer lançamento no sistema serão sugeridos a data de movimento do período em que os usuários encontram-se, eximindo-o da data padrão da conta financeira.


  • Para encerramento e reabertura de movimento financeiro especifico, esta operação será permitida somente entre a data inicial e data final cadastrado no período.


  • Ao encerrar a data de movimento do período onde a data for igual a data final do período, a mesma automaticamente ficará com um dia a mais que a data final, considerando o período como finalizado.


  • Quando o período for finalizado, devido à regra anterior, todos os usuários que foram vinculados por contas financeiras R346 e grupo de usuários por contas financeiras R933 a este período serão desvinculados automaticamente, passando a trabalhar na data de movimento do ultimo período.


Importante


  • Um usuário não poderá ao mesmo tempo trabalhar em uma mesma conta financeira, porém em períodos diferentes.
  • As conferências continuam para todos de forma normal, utilizando os relatórios padrões do sistema.
  • Os encerramentos não recalculam o saldo para frente, ou seja, o encerramento irá apenas fazer o trabalho padrão gerando o saldo inicial do próximo dia, desde que este próximo dia não pertença a outro período.