INTRODUÇÃO
Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à emissão do relatório da rotina [R433 - Relatório de Previsão de Fluxo de caixa].
ESCOPO
A rotina [R433 - Relatório de Previsão de Fluxo de Caixa] têm por objetivo gerar informações de previsões de valores a serem pagos e recebidos em um determinado período.
Para emissão do relatório é necessário:
- Configurar os parâmetros por estabelecimento [R33 - Parâmetros por Estabelecimento]:
- P533 - Quantidade de dias para cálculo do valor médio de vendas à vista,
- P535 - Utiliza o novo modelo para previsão de fluxo de caixa?
- P534 - % de fluxo de caixa para previsão de vendas a vista
- Configurar Fluxo de Caixa - [R1064 - Fluxo de Caixa];
- Relacionar o Fluxo de Caixa ao Portador e selecionar a opção - Compõe fluxo de caixa? - [R75 - Portadores];
- Configurar cadastro de Fornecedores - [R93 - Fornecedores], e [R94 - Grupo de Fornecedores];
CONFIGURAÇÃO DOS PARÂMETROS POR ESTABELECIMENTO:
- Parâmetro [P533 - Quantidade de dias para cálculo do valor médio de vendas à vista].
Nesse parâmetro deverá ser informada a quantidade de dias para cálculo do valor médio de vendas à vista.
- Parâmetro [P534 - % de fluxo de caixa para previsão de vendas a vista].
Neste parâmetro deverá ser informado o "% de fluxo de caixa para a previsão de vendas à Vista".
De acordo com a data de vencimento Inicial informada, o sistema irá subtrair a quantidade de dias informado no parâmetro [P533 - Quantidade de dias para cálculo do valor médio de vendas à vista] para verificar o valor médio das vendas a vista. Posteriormente, irá multiplicar o valor pelo percentual informado no parâmetro [P534 - % de fluxo de caixa para a previsão de vendas à vista].
- Parâmetro [P535 - Utiliza o novo modelo de previsão de Fluxo de caixa?].
Nesse parâmetro deve-se informar se será utilizado o novo modelo de previsão de fluxo de caixa.
CADASTROS
Antes de emitir o relatório [R433 - Relatório de Previsão de Fluxo de Caixa] deve-se realizar os seguintes cadastros:
R1064 - Fluxo de Caixa
Acessar a rotina [R1064 - Fluxo de Caixa] e realizar o cadastro do fluxo de caixa através do direito novo, informando o Nome do Fluxo e o tipo, se relativo à Pagamentos ou Recebimentos.
Lembrando que quando selecionamos o tipo, pagamentos, o relatório será emitido com base nas informações de fluxo de caixa configurado na rotina [R93 - Fornecedores], para o fornecedor, e quando selecionado recebimentos, será gerado o relatório com base nas configurações contidas na [R75 - Portadores] para o portador.
R73 - Contas Financeiras
Acessar a rotina [R73 - Contas Financeiras], selecionar a conta financeira, alterar e marcar a opção Compõe Fluxo de Caixa?.
R75 - Portadores
Acessar a rotina [R75 - Portadores] e realizar o vínculo do portador desejado com o fluxo de caixa e marcar a opção Compõe Fluxo de Caixa.
Para isso deve-se localizar o portador, clicar no direito alterar, marcar a opção "Compõe o fluxo de caixa". Nesta rotina, o campo "%Fluxo de caixa" é relativo aos títulos a receber, diferentemente do parâmetro configurado anteriormente, que é relativo às vendas à vista. No campo 'Fluxo de caixa' deverá ser informado o fluxo que será vinculado a este portador.
R94 - Grupo de Fornecedores
Acessar a rotina [R94 - Grupo de Fornecedores], selecionar o grupo de fornecedores, clicar em Alterar e informar o fluxo de caixa que será vinculado ao Grupo.
Com isso, todos os fornecedores que pertencem a este grupo terão o campo Fluxo de Caixa, contido em seu cadastro, alterado para o valor informado no cadastro do Grupo.
R93 - Fornecedores
Acessar a rotina [R93 - Fornecedores] e informar qual fluxo de caixa será vinculado ao fornecedor.
Emissão do Relatório
Acessar a rotina [R433 - Relatório de Previsão de Fluxo de Caixa] para emitir o relatório.
Conforme demonstrado abaixo informe o valor dos campos:
- Vencimento inicial e Vencimento final que são campos obrigatórios;
- Visão Empresarial;
- Grupo Empresarial;
- Estabelecimento;
- Opções: Listar lançamentos não conciliados, Lista saldo de banco, Lista saldo de caixa, Lista salda anterior, que serão preenchidos de acordo com a necessidade do usuário.
- Agrupamento principal: Se será por Dia, Semana ou Quinzena.
- Agrupamento do resumo: Por semana, Quinzena ou Mês.
Após informar os campos, deve-se clicar no direito executar.
No relatório teremos: a Coluna de Pagamentos, de Recebimentos, Totais e Resumo.
Destacado em vermelho tem-se as colunas referente a Pagamentos onde consta a coluna "Pneus - A", destacado em amarelo que está relacionada ao cadastro efetuado na rotina [R1064 - Fluxo de Caixa] e relacionada ao fornecedor na rotina [R93 - Fornecedores] e está demonstrando a previsão de pagamentos a ser feito no período para os fornecedores pertencentes a este grupo. Tem-se também a coluna de Recebimentos onde consta uma coluna chamada "Boleto Próprio". Este também foi configurado na rotina [R1064 - Fluxo de Caixa] e relacionado ao cadastro de portador conforme demonstrado anteriormente e, nessa coluna são apresentados valores de previsão de recebimento referente ao portador que estiver relacionado ao cadastro na rotina [R1064 - Fluxo de Caixa]. Por fim, são apresentados os totais e abaixo um resumo semanal.
Observações:
- Os valores referente a Fornecedores ou Portadores que não possuam um fluxo de caixa cadastrado irão ser demonstrado nas colunas Outros Pagamentos e Outros Recebimentos.
- A coluna Previsão de Vendas à Vista levará em consideração a configuração do parâmetro [P534 - % de fluxo de caixa para previsão de vendas a vista] e o parâmetro [P533 - Quantidade de dias para cálculo do valor médio de vendas à vista].
Colunas Lançamentos Futuro (Crédito/Débito)
As colunas "Lançamentos Futuro" [Modelo antigo] ou "Lanc Fut. c/financeiras" [Modelo novo] (Crédito/Débito), são preenchidas com informações da tabela de movimentos financeiros, desde que:
- O movimento não esteja conciliado;
- A espécie monetária deste movimento deve estar com o checkbox "Compõe fluxo de caixa" marcado;
- A data de lançamento do movimento deve estar entre o intervalo especificado pelo usuário;
- A conta financeira vinculada ao movimento deve estar ativa;
- Os movimentos não devem possuir cheques vinculados. Se houver, este cheque deve estar "cancelado";