Escopo

Este documento irá abordar como gerar preço off-line a partir de um arquivo texto.


Importação do arquivo

Para importação do arquivo, será necessário ter acesso a rotina [R1123 - Importação de Preço em Lote].


Esta rotina possui quatro direitos sendo eles:

[Novo] - Direito aonde o arquivo será importado.

[Excluir] - Direito para exclusão de um arquivo importado.

[Conferência] - Direito responsável por permitir visualizar os dados do arquivo e gerar a tabela de preço off-line.

[Auditar] - Direito para auditoria do usuário que importou o arquivo. (não será auditado informações vindas dentro do arquivo)


Para importar siga os passos abaixo:

No direito novo, é apresentado o campo Arquivo. Clique em procurar e informe o arquivo TXT que contém as informações dos preços a serem importados e selecione a Tabela de preço (não obrigatório).



A estrutura dos arquivos, conforme o tipo de importação [Padrão MOVERE] ou [Comolatti para e-Commerce], são descritos a seguir.


Caso deseje importar preço dos itens como oferta, disponível apenas no padrão MOVERE, basta marcar a flag e preencher os campos obrigatórios, conforme a imagem abaixo:



Atenção! É obrigatório informar ao menos um tipo de preço para a importação do arquivo. Marcando essa opção o Movere não atualizará os custos de compra e de reposição.


Após informado o arquivo, clique em salvar. Uma mensagem de operação realizada com sucesso será apresentada.


Especificação do arquivo padrão MOVERE


O arquivo deverá conter uma linha para cada item contendo as informações abaixo respectivamente separados por tabulação, é possível também, informar apenas o código de fabricação e o preço de venda, também separados por tabulação.

Código de FabricaçãoPreço de VendaCusto de CompraCusto de ReposiçãoCusto PersonalizávelCódigo da MarcaCódigo do FornecedorCódigo do ItemPercentual Comissão OfertaClassificações de Cores


Exemplo 1:

Modelo de importação por código de item.

000000    350   301,48    303,48    1,10    0    0    84499    0     1;2;3

Modelo de importação por código de fabricação 

CODFAB    350,18    301,48    303,48    303,45    0    0    0    0     1;2;3


Os campos de valores obrigatoriamente deverão estar apenas com separador decimal utilizando vírgula.

Valores incorreto: 1.156,15 ou 154.15

Valores correto: 1156,15 ou 154,15 


Exemplo 2:

CODFAB 620,50 399,00 399,00 399,00 1094 84499 <<Incorreto>> O sistema não identificará os dados informado 399,00
CODFAB 620,50 399 399 399 1094 
 <<Correto>>


O campo percentual de comissão somente é considerado nas importações dos itens em oferta. 


No fim desta BC está disponível o link para download dos 
dois modelo que deve ser o arquivo .txt para importação. 

Qualquer erro de validação por conter informação inválida ou linha com quantidade de informações diferentes do esperado será apresentado uma mensagem da validação e o arquivo não será importado.


Atenção! Não importa a origem dos dados. Desde que o arquivo esteja no formato acima, o arquivo será importado.


Especificação do arquivo padrão Comolatti


O arquivo esperado da Comolatti deve ser no formato CSV [ com as colunas separadas por ponto-e-vírgula ], com a primeira linha sendo o nome das colunas, dispostas na seguinte ordem:

  • Cod.Int (SKU);
  • Cod Filial;
  • Cod.Fab;
  • Fabricante;
  • Cod Barras;
  • Qtde Emb;
  • Unid.Med;
  • Preco;
  • NCM;
  • Disponibilidade;
  • Preço de Venda;
  • Código do Item (opcional);
  • Classificações de Cores (opcional);


O sistema irá importar o mesmo valor da coluna [Preço] como [Custo de Compra, Custo de Reposição e Custo Personalizado]. 


O relacionamento dos itens será feito conforme a opção selecionada no campo [Localizar Itens Por], podendo ser por Código de Fabricação ou pelo Código do Item, ambos serão comparados com os dados dos itens existentes na rotina [R130 - Itens].


Espera-se que a coluna [Disponibilidade] seja preenchida com [yes] ou [no], para o gerenciamento de estoque, para isso, é obrigatório informar o depósito na importação do arquivo:



Ao informar o depósito, o mesmo deve estar configurado para os estabelecimentos envolvidos no direto [Conferência], pois, o estoque dos itens, nesse depósito, serão atualizados automaticamente como 0 ou 1. Essa informação poderá ser consultada no WebService do e-Commerce através do campo [EstoqueDisponivel].


Para atualização do preço, é obrigatório a criação de uma coluna [Preço de Venda] manualmente na 11ª posição do arquivo, para que a mesma seja lançada na tabela de preço off-line dos itens do e-commerce.



Caso esta opção seja marcada, todos os itens encontrados no arquivo terão o campo [Participa da integração com e-Commerce] da rotina [R135 - Itens/Estabelecimento] marcados automaticamente.


Relacionando os Itens por Código de Fabricação ou Código do Item


A rotina passa permitir que você selecione como deseja identificar os itens para importação do arquivo. Assim, você poderá fazer utilizando o Código de Fabricação (como era por padrão anteriormente) ou através do Código do Item.


Quando selecionada a opção Código de Fabricação, será possível identificar um item por qualquer um dos códigos de fabricação informados na [R130 - Itens] entre o delimitador ; (ponto e vírgula).


A opção pode ser modificada durante a importação do arquivo, ajustando o campo [Localizar Itens Por].


É importante ressaltar que, se você optar por importar o arquivo relacionar os itens por Código dos Itens, será validado se os códigos informados no arquivo são válidos e estão devidamente cadastrados no MOVERE.


Quando você fizer a importação por Código do Item, não será necessário informar o Código de Fabricação, podendo ficar este em branco no arquivo.


Direito Conferência


Através do direito Conferência, será possível verificar os itens que estavam no arquivo conforme abaixo:


A grade apresentada contém as informações:

Código e Nome do item no MOVERE, código de fabricação, código do fornecedor, código da marca, custo de compra, custo de reposição, custo personalizável e preço de venda.

Ao importar o arquivo, o sistema irá relacionar o código do item no MOVERE através do código de fabricação vindo no arquivo com o código de fabricação que estiver cadastrado na rotina [R130 - Manutenção de Itens].


Observe no exemplo da imagem acima, que o registro da primeira linha possui o nome de item escrito em vermelho [ITEM NÃO LOCALIZADO NO CBANET PELO CÓDIGO DE FABRICAÇÃO]. Isso significa que o sistema não encontrou nenhum item na rotina [R130 - Manutenção de Itens] com o mesmo código de fabricação que está no arquivo conforme demonstrado na coluna [Cód. Fabricação].


Para isso será necessário acessar a rotina [R130 - Manutenção de Itens], localizar o produto e corrigir o cadastro. Após isso, acesse novamente o direto [Conferência] da rotina [R1123 - Importação de Preço em Lote]. No rodapé da rotina existem dois botões sendo eles: [Revalidar Itens] e [Importar preços para tabela off-line].



O botão [Revalidar Itens] faz novamente uma localização dos códigos dos itens relacionados pelo código de fabricação. É essa opção que deverá ser utilizada quando for ajustado os códigos de fabricação dos itens na rotina [R130 - Manutenção de Itens].


Caso os itens importados sejam de oferta, o sistema irá validar com os mesmos critérios da rotina [R218 - Itens em oferta], e também será respeitado a regra de período entre as ofertas. Sendo assim, caso houver algum item que possuir o nome escrito em vermelho [A EMBALAGEM DE VENDA [X] NÃO ESTÁ CONFIGURADA PARA O ITEM[Y]], o sistema não irá importar a oferta deste item, conforme a imagem abaixo:



Observe o exemplo da imagem acima, para resolver este problema basta informar uma embalagem no direito Novo da rotina [R1123 - Manutenção para Importação de Preço em Lote] compatível com a embalagem do item da rotina [R130 - Itens].


Importação de Preços Off-Line


Para liberar esta opção, libere o direito [Importar Preços (offline)].


O botão [Importar preços para tabela off-line] deverá ser o último a ser executado. É este botão que irá gerar os preços off-line. Ao acessar esta funcionalidade a tela abaixo será apresentada para que possa ser definido quais estabelecimentos terão os preços atualizados.



ATENÇÃO!

  • Ao menos um estabelecimento deve ser marcado.
  • Caso tenha sido selecionado uma Tabela de Preço para aquela importação, será importado os itens para aquela a tabela de preço informada na importação do arquivo. Caso não tenha sido preenchido, verificar:
    • Os estabelecimentos marcados devem estar com o parâmetro por estabelecimento [P0003 - Tabela de preço padrão] configurados, pois, é nesta tabela de preço que os preços serão importados. Se este parâmetro não estiver definido, nenhum preço será importado para o estabelecimento marcado.
  • Os itens que não estiverem cadastrados para os estabelecimentos informados não serão importados.
  • Ao clicar no botão [Salvar], os botões [Salvar], [Voltar] e [Fechar] serão escondidos. Uma mensagem solicitando aguardar a finalização será apresentada. Ao fim do processamento uma mensagem indicativa será apresentada.
  • Uma vez importado os preços para a tabela off-line, o arquivo não poderá ser excluído e as opções de [Revalidar Itens] e [Importar preços para tabela off-line] ficarão indisponíveis.


Por fim, verifique através do relatório utilizado pela empresa para conferência dos custos e preços antes de realizar a importação do preço pela rotina [R127 - Importação de Preço].

Importação de Preços On-Line

Para liberar esta opção, libere o direito [Importar Preços (online)].



O botão [Importar preços para tabela on-line] realiza todos os processos que o botão [O botão [Importar preços para tabela off-line] também faz. Porém, ao final, a rotina executará a importação dos preços e custos registrados automaticamente, eliminando a necessidade de executar a rotina [R127 - Importação de Preço]. 



Utilizando  a Parâmetro [P959Permite importar custos zerados] na Rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], os custos somente serão atualizados se no item (informado do arquivo), todos os valores de custos tiverem um valor informado maior que zero. Ou seja, os custos (reposição, compra e personalizável) devem ter um valor informado maior que zero para que a atualização de custos do item ocorra.


Ao utilizar esta opção, se a atualização de custos ocorrer, será atualizado também o Preço de Compra dos itens. Sendo que, o Preço de Compra irá receber o valor do Custo de Reposição informado no arquivo.

Obs. Caso deseje bloquear a atualização automática do Preço de Compra, faz-se necessário ativar o parâmetro por empresa [P1135 - Bloquear a atualização do Preço de Compra ao Realizar a Importação na R1123] na Rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], com o valor "Sim" (Checado). 


Imagem 1 - [P1135] - Bloquear a atualização do preço de compra ao realizar a importação na R1123


O Custo Personalizável somente será atualizado na [R135 - Itens por Estabelecimento] se a Importação de Preços On-Line for utilizada. Na importação offline a atualização não ocorre.