1. Introdução
Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de Integração Ábaco
1.1 Escopo
Este documento demonstra o processo de configuração do sistema para que a geração de notas fiscais eletrônicas de serviços seja integrada com as prefeituras que adotam a empresa Betha Sistemas como integradora. As orientações registradas neste documento não podem ser utilizadas se a prefeitura utilizar outra integradora.
1.2. Referências
Todo conteúdo do documento foi construído a partir de informações obtidas através do link abaixo;
2. Início do Processo de Homologação
Primeiramente será necessário acessar o ambiente de testes, este pode ser acessado através do link: http://homologa.e-nfs.com.br/[nomedomunicipio]/ na imagem abaixo estamos no site de homologação da prefeitura de Primavera do Leste MT. Primeiramente deveremos ir na opção cadastro no lado direito da pagina (é indicado que esse cadastro seja realizado pelo contador, pois o mesmo terá todas as informações necessárias).
2.1. SOLICITANDO ACESSO AO AMBIENTE DE TESTE
A imagem abaixo demonstra a tela onde o contador da empresa deverá informar o CNPJ da empresa o código da imagem e selecionar a opção cadastrar, com isso será exibido um formulário para o cadastro da empresa;OBS: O procedimento a cima descrito poderá ser realizado também na base de produção caso a empresa não emita notas via website.
2.2. CONFIGURAÇÃO DO WEB.CONFIG
Nessa parte de configuração web.config , já com as url´s em mãos basta abrir o arquivo web.config do CbaNet NF-e e inserir as URLS conforme exemplo abaixo;
OBS: OS dados da URL podem ser obtidos diretamente com a "Abaco" com sede em Cuiabá-MT/ telefones para contato 65 3617-0777 Elias ou André.
2.2.1 Configuração do Estabelecimento no WEB.CONFIG
Após configurado as URL´s é necessário configurar a tag do estabelecimento conforme mostra imagem abaixo, note que o nome da prefeitura deve estar preenchido da mesma forma que está preenchido na configuração das URL´s pois o sistema faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas, nessa parte também iremos informar qual o certificado será utilizado, qual o ambiente se é homologação (teste) ou Produção dados como empresa, estabelecimento, CNPJ, IE e IM não estão sendo destacados porém são de preenchimento obrigatório.
3. CADASTRO DE CIDADE
No cadastro de cidade deve ser informado o Integrador no nosso caso é a Ábaco, para acessar o cadastro de cidades navegue em Financeiro>>Cadastro>>Cidades ou atráves da RID 53 selecione a cidade do prestador, após selecione o direito alterar no campo integrador digite o nome do integrador ou digite (*) asterisco e pressione a tecla tab e serão exibidas as opções ou pressione o botão ao lado do campo, bastando apenas selecionar e salvar.
4. CADASTRO DE ESTABELECIMENTO
No cadastro do estabelecimento rotina 288 devem ser preenchidos além do campo inscrição municipal os campos: Grupo Item de Serviço, Item de Serviço, CNAE e Tributação do Município, estas informação deve ser solicitado junto a prefeitura ou contabilidade.
5. CADASTRO DE ITEM
No cadastro do item deve ser informada a natureza do item como serviço e a classificação fiscal deste, esta classificação fiscal poderá ser consultada com a contabilidade, também é necessário informar qual a alíquota de ISS conforme a segunda imagem, acesse a aba ICMS/ISS e preencha o campo Alíq. ICMS Saída, vale ressaltar que essa mesma alíquota deve ser informada no parâmetro 317 por estabelecimento conforme terceira imagem.
6. CADASTRO DA SÉRIE
Com a série já devidamente cadastrada na rotina 76 acessaremos a rotina 78 para vincular a mesma ao estabelecimento e possibilitarmos a sua utilização. No cadastro é importante destacarmos algumas configurações que são imprescindíveis para o correto funcionamento são elas: 1 - (última RPS) caso o cliente não tenha emitido notas anteriormente através de um outro sistema preencha com 1, 2 - (Utiliza NFe) Essa opção deve estar marcada pois sem ela os dados de nota fiscal eletrônica não são gerados e a nota não é transmitida para a prefeitura, 3 - (Tmp. Máx Canc. NF) Nesse campo devemos informar qual o tempo máximo de cancelamento em horas, geralmente as prefeituras estipulam o prazo de 1 mês, 4 - (Mod. Doc. Fiscal) Nesse campo devemos informar 55 que é o modelo utilizado para notas fiscais eletrônica.