1. Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à exportação manual/automatizada dos arquivos da Integração Pirelli/Accera.


1.1 Escopo


O Movere conta atualmente com a exportação manual e automatizada dos arquivos Pirelli/Accera.


A exportação manual pode ser realizada através da rotina [R1050 - Exportação Manual dos Arquivos Pirelli/Accera], e a exportação automatizada pode ser configurada através da rotina [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera]. A exportação automatizada também requer a instalação/configuração do Gerenciador de Arquivos.


Somente serão considerados os itens/produtos de marcas e linhas de itens que participam da integração Pirelli/Accera.


2. Configurações e Cadastros


Para que a exportação manual ou automatizada dos arquivos funcione corretamente, é necessário realizar algumas configurações. Estas configurações incluem Parâmetros por Empresa, Marca de Itens, Linha de Itens, Entradas/Saídas e Cadastro dos Estabelecimentos. Assim como também, a configuração das definições de geração automatizada dos arquivos. Veja abaixo como realizar tais configurações.


2.1 - [R29 - Parâmetros por Empresa]


Nesta rotina, devem ser configurados os parâmetros [P574 - Faz backup dos arquivos gerados para a integração Pirelli/Accera], [P576 - Local de Rede (Compartilhamento) para salvar os arquivos da integração Pirelli/Accera.] e [P799 - Gerar o arquivo contendo o Valor Liquido de Venda na R1050]. Estes parâmetros serão utilizados exclusivamente no processo manual de geração dos arquivos Accera.


2.1.1 - Parâmetro [P576 - Local de Rede (Compartilhamento) para salvar os arquivos da integração Pirelli/Accera]


Ao acessar a rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], clique em Novo para iniciar a configuração do parâmetro 576.

Na tela seguinte, informe o Código do parâmetro - 576, e clique em Salvar.

Em seguida, no campo "Valor", informe um compartilhamento de rede válido (com direito de leitura e gravação) para que a rotina possa salvar os arquivos gerados em seu compartilhamento de rede. Após informar um compartilhamento de rede válido, clique em Salvar:


2.2 - Rotina [R288 - Manutenção de Estabelecimentos]

Nesta rotina, é necessário configurar o campo [Código Revenda]. Este código serve para identificar a Empresa perante a Pirelli/Accera e deve obrigatoriamente ser preenchido. Ele deve ser obtido junto a Pirelli/Accera e informado em todos os estabelecimentos participantes.

Para a configuração deste campo, acesse a rotina [R288 - Estabelecimentos] e informe o código obtido no campo [Código Revenda] como demonstrado na tela abaixo:



2.3 - Rotina 219 - Manutenção de Marcas

Nesta rotina, é necessário configurar quais marcas de itens devem participar da integração. Isto fará com que o Cbanet considere os Itens das marcas configuradas para o envio dos dados.

Nota: É possível fazer a configuração por Linha de Itens. É necessário configurar Marcas e Linhas de Itens, pelo fato que só será considerado os itens que tenha a marca e a linha que participam da integração Pirelli/Accera.

Para realizar a configuração das Marcas desejadas, siga os seguintes passos:

Acesse a rotina, selecione a Marca de Itens desejada e clique em Alterar:

Na tela seguinte, marque a Caixa de Seleção [Participa da Integração Pirelli/Accera] e clique em Salvar:



2.4 - Rotina 178 - Manutenção de Linha de Itens

Nesta rotina, é necessário configurar quais linhas de itens devem participar da integração. Isto fará com que o Cbanet considere os Itens das linhas configuradas para o envio dos dados.

Nota: É possível fazer a configuração por Linha de Itens. É necessário configurar Marcas e Linhas de Itens, pelo fato que só será considerado os itens que tenha a marca e a linha que participam da integração Pirelli/Accera.

Para realizar a configuração das Marcas desejadas, siga os seguintes passos:

Acesse a rotina, selecione a Marca de Itens desejada e clique em Alterar:


Na tela seguinte, marque a Caixa de Seleção [Participa da Integração Pirelli/Accera] e clique em Salvar:


2.5 - Rotina [117 - Entradas e Saídas]

Nesta rotina, é necessário configurar quais entradas/saídas devem participar da integração. Isto fará com que o MOVERE considere as entradas/saídas configuradas para o envio dos dados.


Para realizar a configuração acesse a rotina 117 e clique o botão novo ou selecione uma entrada/saída já cadastrada e clique no botão alterar. Já na tela de cadastro da entrada/saída, clique na aba estoque e marque a opção [Movimenta Estoque?] e em seguida clique no botão salvar.



2.6 - Rotina [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera]


2.6.1 - Objetivo da Rotina


Está rotina têm por objetivo permitir configurar quais e quando os arquivos serão gerados. A rotina permite definir um horário inicial/final, o local do arquivo a ser gerado, se gera backup ou não e quais arquivos serão gerados.

OBSERVAÇÃO: É importante que a hora inicial seja menor que a hora final, então configurações como hora inicial 23:00 e hora final 01:00 não funcionarão.

As configurações definidas nessa rotina serão levadas em consideração quando a operação de geração automatizada dos arquivos for iniciada.


2.6.2 - Utilizando a Rotina


Ao acessar a rotina é possível visualizar as configurações já existentes e os detalhes de cada configuração assim como a data/hora da última geração dos arquivos.



Para cadastrar uma nova configuração, clique em Novo. Na tela seguinte, selecione quais arquivos devem ser gerados, o horário inicial e final, o local de exportação do arquivo e também se esta configuração deverá ou não gerar backup dos arquivos gerados. Feito isto, basta clicar em Salvar para efetivar a configuração. 



2.7 - Gerenciador de Arquivos


O Gerenciador de Arquivo faz-se necessário para que o processo automatizado seja executado nos períodos determinados através da rotina [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera].


Para maiores informações sobre o processo de instalação do Gerenciador de Arquivos, acesse a seguinte base de conhecimento:


https://meajuda.moveresoftware.com/support/solutions/articles/27000051420-como-configurar-o-gerenciador-de-arquivos-para-importa%C3%A7%C3%A3o-e-exporta%C3%A7%C3%A3o-de-arquivos- 


Havendo localizado a pasta do Gerenciador de Arquivos, procure pelo arquivo [Movere.Servicos.GerenciadorArquivos.xml], e abra-o para edita-lo.


Ao abrir o arquivo, procure pela estrutura [Exportador]. Dentro desta estrutura, deve ser adicionado um novo item. Veja abaixo como deve ser adicionado este novo item:



Na estrutura [itemParaProcessamento] deve-se preencher 3 campos, veja abaixo quais são e como preencher:


1. Empresa: Preencha este campo com o código da Empresa como demonstrado na tela acima;


2. Tipo: Preencha este campo com a palavra "Accera" como demonstrado na tela acima;


3. Parametros: Preencha este campo informando qual o login do usuário que foi criado exclusivamente para este processo. Preencha este campo como demonstrado na tela acima.


Após finalizar esta configuração, é necessário reiniciar o serviço do Gerenciador de Arquivos


3. Exportação Manual dos Arquivos


A exportação manual dos arquivos pode ser realizada através da rotina [R1050 - Exportação Manual dos Arquivos Pirelli/Accera]. Para utilizar esta rotina, é necessário ter realizado as configurações dos parâmetros por empresa como orientado nos tópicos acima.


Nesta rotina é possível realizar a geração do arquivo e baixa-lo, assim como também é possível solicitar a geração em rede.


Atenção: na opção tipo do Arquivo [Vendas], é possível definir o parâmetro "Gerar o arquivo contendo o Valor Líquido de Venda na R1050"  para enviar ou não o valor total do item da venda. Para isso, basta ir à rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] e marcar o campo Valor.


3.1 Realizado uma nova exportação


Para realizar uma nova geração/exportação, acesse a rotina [R1050 - Exportação Manual dos Arquivos Pirelli/Accera] e clique em Novo:


Na tela seguinte, selecione o Tipo do Arquivo Desejado (CDs/Lojas, Produtos, Posição de Estoques, Vendas ou Clientes), selecione o Tipo da Geração (Download do arquivo ou Salvar em Rede) e clique em Executar:



Ao clicar em Executar, a rotina irá providenciar o arquivo solicitado e lhe entregará em forma de Download para que se possa baixar o arquivo. Retornando para a grade principal, é possível ver um registro na grade que deixa registrado algumas informações sobre a geração do arquivo realizada:


Observações: A geração em rede funciona da mesma forma, o que difere é que o arquivo não será retornado em forma de Download. Ao invés disto, a rotina irá providenciar o arquivo e salvará automaticamente no compartilhamento configurado no parâmetro por empresa [P576 - Local de Rede (Compartilhamento) para salvar os arquivos da integração Pirelli/Accera].

Na importação do arquivo de Clientes, a data inicial e final tem a função de filtrar somente os clientes que compraram produtos Pirelli, nas datas especificadas. O preenchimento das datas não é obrigatório. 

Na importação do arquivo de Vendas, os registros de cancelamentos e devoluções também possuem um registro de venda, conforme exigência descrita no manual de integração.


4. Exportação e envio FTP Automatizada dos Arquivos


Após realizar todas as configurações necessárias, conforme orientado nos tópicos acima e iniciar a execução do Gerenciador de Arquivos, o MOVERE irá providenciar a geração e envio via FTP dos arquivos de acordo com os horários programados e tipos de arquivos desejados e guardará os arquivos gerados no compartilhamento configurado.


O MOVERE irá gerar e enviar no máximo um arquivo por Configuração cadastrada na rotina [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera] por dia. Sempre que a execução de uma configuração for concluída, o MOVERE irá guardar a Data/Hora de última geração em cada Configuração existente na rotina [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera]. Esta data é utilizada para garantir que a configuração só será executada uma vez ao dia.


Vale ressaltar que para o envio via FTP dos arquivos será necessário dados de configuração para o envio via FTP, como:

- UR

- Usuário

- Senha

Fornecidos pelo suporte da Pirelli/Accera, e que também são configurados na [R1108 - Manutenção da Periodicidade de Exportação dos Arquivos Pirelli/Accera], conforme imagem abaixo:



5. [R1135 - Configuração dos Arquivos Pirelli/Accera]


Para determinar quais informações serão exportadas através da rotina [R1050 - Exportação Manual dos Arquivos Pirelli/Accera], é necessário configurar através da rotina [R1135 - Configuração dos Arquivos Pirelli/Accera], em que se pode marcar o que será enviado e o que será omitido ao exportar o arquivo. Cada tipo de exportação possui uma aba para definir as configurações:



Clientes:


Padrões ao não marcar campos:

- Enviar Data Arquivo: 20190101

- Enviar Nome/Razão Social Cliente: CONSUMIDOR FINAL

- Enviar Bairro Cliente: BAIRRO

- Enviar Endereço Cliente: ENDEREÇO

- Enviar Data Cadastro Cliente: 20190101

- Enviar CEP do PDV: 00000000

- Enviar Nome Vendedor: VENDEDOR


- Definição de Código do PDV:

    - Código Cadastro: código do cliente/fornecedor completado com 0. 

    - CPF/CNPJ: CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente/fornecedor.

    - Nenhum: 99999999999

- Os demais campos assumem um valor vazio.


Produtos:


Padrões ao não marcar campos:

- Enviar Código do Fabricante: 99999999999

- Enviar Código do Produto: 0

- Enviar Código do Grupo: 0

- Enviar Volume da Embalagem de Venda: 0

- Enviar Data Cadastro do Produto: 20190101

- Os demais campos assumem um valor vazio.



Cd/Loja:


Padrões ao não marcar campos:

- Enviar Código do CD/Loja: 99999999999

- Enviar Bairro/Região do CD/Loja: BAIRRO

- Enviar CEP do CD/Loja: 00000000

- Os demais campos assumem um valor vazio.


Vendas:


Padrões ao não marcar campos:

- Enviar Data Inicial / Final: 20190101

- Enviar Código do CD/Loja: 99999999999999

- Enviar Código do Fabricante: 99999999999999

- Enviar Código de Barras: 99999999999999

- Enviar Quantidade: 0

- Enviar Valor Liquido Total Venda: 000000

- Enviar Identificador Transação: 0

- Enviar Data de Transação: 20190101

- Enviar Nome Vendedor: VENDEDOR

- Enviar CEP do PDV: 00000000

- Enviar Tipo do Identificador do PDV: 

    - Nunca Enviar: 0

    - Enviar Sempre: 1

    - Enviar Somente Para as Classificações Selecionadas: 2

- Enviar Descrição do PDV

    - Nunca Enviar: 0

    - Enviar Sempre: 1

    - Enviar Razão Social Cliente: 2

    - Enviar Somente Para as Classificações Selecionadas: 3

- Definição de Código do PDV:

    - Nunca Enviar: 0

    - Enviar Código Cadastro: 1

    - Enviar CPF/CNPJ: 2

    - Enviar Somente Para as Classificações Selecionadas: 3

- Quais Classificações Enviar Dados de PDV Para Pirelli

    - Varejo: 0

    - Atacado: 1

    - Órgão Público: 2

    - Credenciado: 3

  - Descrição para Varejo, Atacado, Órgão Público e Credenciado: Será possível personalizar o campo para trazer no relatório R1050 a descrição que desejar.


- Os demais campos assumem um valor vazio.



Estoque:


Padrões ao não marcar campos:

- Enviar Código do CD/Loja: 99999999999999

- Enviar Código Fornecedor: 99999999999999

- Enviar Quantidade Posição Estoque: 0

- Enviar Data do Estoque: 20190101

- Os demais campos assumem um valor vazio.



Obs:. As configurações são realizadas por empresa e, por padrão, as configurações estão marcadas conforme as telas apresentadas.