Configurações do Grupo de Usuários

O Cadastro de Grupos de Usuários é uma aplicação que possibilita a classificação em grupos dos usuários do sistema. Exemplo: Departamento de vendas, Departamento Financeiro, etc.


Acesse a rotina "Grupo de Usuários (R2)" através de Segurança >> Usuários.


Clique no direito "NOVO" para criar um novo grupo.

Preencha de um nome para o novo grupo.


Imagem 1.png


Quando marcada a opção "Deseja copiar um grupo já cadastrado?", o Cbanet copia todos os acessos liberados do grupo de usuário (Origem) e transporta para o novo grupo de usuários que será cadastrado (Destino).

Observação: Neste documento consideraremos o cadastro de um grupo a partir do zero, ou seja, com a opção "Deseja copiar um grupo já cadastrado?" DESMARCADA.


Ao clicar em "SALVAR", a rotina voltará automaticamente à lista dos grupos já cadastrados e o grupo recém-cadastrado aparecerá nesta lista. Selecione-o e clique no direito "ACESSOS".


Imagem4.png


Na tela seguinte aparecerão os sistemas disponíveis, nos quais o grupo de usuários poderá ter acesso, ou não, de acordo com a necessidade da empresa.


Imagem5.png


Selecione o sistema que o grupo terá acesso e clique em "PRÓXIMO".

Na tela seguinte aparecerão os módulos do sistema. No exemplo abaixo foi selecionado o sistema de Vendas que possui em vários módulos:


Imagem6.png


Selecione o módulo que deseja liberar para o grupo de usuários e clique em "PRÓXIMO".


Imagem7.png


Todas as rotinas do módulo selecionado aparecerão nesta tela.

Ao selecionar um direito, a rotina está sendo liberada para o grupo e depois clique em "SALVAR".


Imagem8.png


No exemplo acima, foram liberados os direitos "ALTERAR TABELA DE PREÇO" e "EXECUTAR" da rotina "Consulta de Preços (R427)".


Após isso, o sistema voltará à tela dos sistemas disponíveis:


Imagem9.png


Basta repetir o processo a partir deste ponto até que todos os direitos necessários estejam liberados para o grupo de usuário que está sendo criado.


Liberações de acesso de contas financeiras por grupo de usuários

Caso o grupo de usuários que tenha sido cadastrado necessite utilizar o sistema financeiro, acesse a rotina "Contas Financeiras por Grupo de Usuário (R933)" para que sejam liberados os Caixas/Contas Bancárias para lançamentos de pagamentos, recebimentos e transferências.


Clique no direito "NOVO".


Imagem11.png


Preencha os campos "Grupo de Usuários", assim como o "Estabelecimento" e a "Conta Financeira" que o mesmo terá acesso e clique em "INSERIR". Repita a operação para todas as contas necessárias. Para finalizar, clique no botão "SALVAR".


Imagem12.png


O sistema voltará para a tela com a lista dos grupos de usuários cadastrados para contas financeiras.


Imagem13.png


Liberações de acesso de Remessas por grupo de usuários

Acesse a rotina "Remessas por Grupo de Usuários (R931)" para liberar as remessas de transferências, depósitos de cheques e/ou remessa de títulos para cobrança bancária.

Selecione o grupo de usuários e clique em "ITENS".


Imagem14.png


A tela será como a seguir:


Imagem15.png


Marque os itens e clique em "SALVAR".


Liberações de Depósito por Grupo de Usuários

Caso este grupo de usuários tenha acesso à área de vendas ou compras, acesse a rotina "Depósitos/Grupo de Usuários (R932)" e faça a liberação dos depósitos. Clique no direito "NOVO".


Imagem16.png


Preencha o campo grupo de usuários, informe o estabelecimento e o deposito, clique em "INSERIR" e posteriormente em "SALVAR".


Imagem17.png


O sistema voltará para a tela com a lista dos grupos que possuem depósitos cadastrados por grupos de usuários: