1 Introdução


Para que se possa utilizar o sistema Cbanet, o usuário precisa ter seus dados cadastrados, onde é definido um login (usuário e senha) para que ele possa acessar o sistema. O sistema tem uma base de dados onde são registrados os Log's (Eventos) realizados, ou seja, tudo o que o usuário faz no sistema é gravado em uma base de dados.


1.1 Finalidade


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e os usuários a efetuar os passos fundamentais para o cadastro e configuração dos novos usuários do Cbanet.


1.2 Escopo


Este procedimento foi criado pela empresa CBA Tecnologia Ltda para fomentar os seus

Clientes/usuários de informações.


2.0 Informativo:


ATENÇÃO:


Antes de iniciar o cadastro de Usuário é preciso ficar muito claro como o sistema trata a respeito dos acessos definidos no "Grupo" que o usuário esta interligado.


EXEMPLO:


Se for definido para o Grupo de Usuário "Vendedor" o acesso ao Sistema "Vendas", Módulo "Varejo", Rotinas "419 - Manutenção das Vendas no Varejo" e "427 - Consulta de Preços", e for inserido nesse grupo o usuário "João" o sistema herdará todas as configurações do grupo para o Usuário cadastrado.


*Tomar cuidado no momento que for inserir o Grupo para o Usuário, pois como explicado todos os acessos do grupo e seus direitos serão herdados para o usuário.


Diagrama de Configuração do Usuário:


1.png


3.0 Procedimento


O primeiro passo a ser executado é acessar a rotina "Manutenção de Clientes (R43)" e, através do direito "NOVO", realizar o cadastro do Usuário como Cliente, pois esse cadastro será vinculado ao cadastro do Usuário.


2.png


Preencher todos os dados solicitados para o cadastro do Cliente, como exemplificado na tela abaixo:


3.png


3.1 Configurações dos Usuários


Acessar a rotina "Manutenção de Usuários (R1)" e, através do direito "NOVO", realizar o cadastro do Usuário no Sistema.


4.png


Após clicar em novo será apresentada tela de Cadastro de Usuário, conforme mostra abaixo.


No primeiro campo defina a qual "Grupo de Usuários" este novo registro pertence, no segundo campo, será incluso o "Código do cliente" que foi cadastrado para este novo usuário. Em seguida, preencha os campos "Nome" e "Sobrenome" do usuário e o "Login" e "Senha" que será utilizado para acessar o sistema Cbanet.


5.png


Ao clicar em "SALVAR", será aberta outra página onde é possível informar a qual (is) estabelecimento(s) este usuário terá acesso. Marque o(s) estabelecimento(s) e clique em "SALVAR".


6.png


Informado o estabelecimento de acesso e após clicar em Salvar, o sistema abrirá outra página, dando a possibilidade de, fazer liberações "exclusivas" para o usuário. Ou seja, ele participa do "Grupo de Usuários" chamado "VENDEDOR", porém ele pode ter uma rotina que não esteja liberada para este grupo.


7.png


Caso seja necessário, escolha o sistema que será liberado para o usuário e clique em "PRÓXIMO".


Na tela seguinte, selecione o Módulo e clique em próximo.


8.png


Neste tela, poderá ser selecionado qual ou quais rotinas e direitos avulsas o usuário pode ter acesso.


9.png


Selecione os direitos extras (além dos direitos que ele herdou do grupo ao qual ele pertence) que serão liberados para o usuário. Clique em "SALVAR". Repita o processo para outros sistemas e módulos, se necessário.

Pronto, o usuário já foi cadastrado e os acessos às rotinas já foram liberados. Neste ponto, o usuário já possui todas as configurações necessárias para utilização do sistema. Mas ainda sim o sistema permite que concessões especiais possam ser feitas por usuário, segue abaixo outras liberações por usuário.


3.2 Liberações de acesso ao Financeiro


Caso o usuário que tenha sido cadastrado necessite utilizar o sistema financeiro, acesse a rotina "Manutenção de Contas Financeiras por Usuário (R346)" para que sejam liberados os Caixas/Contas Bancárias para lançamentos de pagamentos, recebimentos e transferências.

Clique no direito "NOVO" na R346 para liberar Contas Financeiras por Usuário.


10.png


Preencha o campo usuário, assim como a Conta Financeira que o mesmo terá acesso e clique em "INSERIR". Após inserir todas, clique no botão "SALVAR".


11.png


Posteriormente, deve-se acessar a rotina "Manutenção de Remessas por Usuários (R689)" para liberar as remessas de transferências e depósitos de cheques ou remessa de títulos para cobrança bancária.


Selecione o usuário e clique em "ITENS".


12.png


Marque os itens no qual o usuário terá acesso e clique em "SALVAR".


13.png


3.3 Liberações de acesso ao Compras/Vendas


Caso este usuário tenha acesso à área de vendas ou compras, acesse a rotina "Manutenção de Depósitos / Usuários (R867)" e faça a liberação dos depósitos que este terá acesso.

Clique no direito "NOVO" para relacionar um ou mais depósitos a um determinado Usuário.


14.png


Preencha o campo "Usuário", informe o "Estabelecimento" e o "Deposito" que o mesmo poderá utilizar para lançamentos de Entradas ou Saídas, clique em "INSERIR" e posteriormente em "SALVAR".


15.png


A próxima etapa é liberar os tipos de operações (Entradas e/ou Saídas).


Acesse a rotina "Manutenção de Entradas/Saídas por Usuários (R542)", selecione o usuário e clique em "ITENS".


16.png


Marque as opções que o mesmo terá acesso e clique em "SALVAR".


17.png


Caso o usuário utilize exceções de entrada/saída por estabelecimento:

Acesse a rotina "Manutenção de Exceções por Usuário/Estabelecimento/Entrada e Saída (R683)" e clique em "NOVO".


18.png


Preencha o "Usuário" a "Entrada/Saída" para a qual ele terá exceção e selecione os "Estabelecimentos" para os quais ele terá direito, em seguida clique "SALVAR".


19.png


Repita a operação para cada exceção de "entrada/saída".


3.4 Parâmetros Por Usuários


Ao final de todos os passos anteriores, acesse a rotina "Manutenção de Parâmetros por Usuários (R216)" e clique em "NOVO" para realizar a Configuração dos Parâmetros por Usuários.


20.png


Ao Clicar em Novo é apresentada tela para Configurar o parâmetro desejado por Usuário. Informar o "Usuário" e o "Parâmetro" e clicar em "Salvar".


21.png


Segue abaixo os parâmetros configuráveis na "R216", Configurar somente aqueles que na visão da empresa são importantes para o Usuário.


22.png



3.5 Desativando um usuário


Caso um colaborador não faça mais parte da equipe da empresa, é possível desativar o cadastro de usuário do mesmo, para que o acesso ao sistema seja interrompido. Para isso basta alterar o cadastro desejado, e desmarcar a opção [Ativo]

Obs: Ao salvar, os cadastros de vendedor e de comprador do usuário também serão inativados. Porém se o usuário for ativo novamente, será necessário acessar as rotinas [R44 - Vendedores] e [R465 - Compradores] para ativar os cadastros de vendedor e comprador respectivamente.



Posso bloquear o acesso do usuário na validação de item sem giro no estoque?


[R1 - Cadastro de Usuários] - Bloqueando o acesso do usuário pela configuração por quantidade de dias na validação de item sem giro no estoque.


Caso o parâmetro [1029 - Utiliza validação de item sem giro no estoque para Bloqueio de Usuários] estiver ativo, será exibido o campo [Validar Acesso Usuário?]" bem como o campo [Não Validar acesso do usuário até] na R1 conforme figura abaixo:



Esta é a data limite antes de bloquear o usuário, porém se o parâmetro 1031 estiver ativo será computado: "Data inserida no campo + Dias configurado no parâmetro [1031 - Dias para Alerta e Bloqueio do acesso do Usuário utilizando validação de item sem giro no estoque]". 


e neste caso será exibido a seguinte mensagem após logar no sistema:



Porém se não for preenchido este campo, a data limite de bloqueio do usuário é a "Data que o Item se tornou sem giro no estabelecimento do usuário + Dias configurado no parâmetro [1031 - ]." 


e neste caso será exibido a mensagem abaixo impedindo o acesso do usuário ao sistema:



Obs. A data que o item se torna sem giro é data de um item sem configuração de Estoque mínimo e Estoque máximo na R135 na aba "Estoque" e sem venda há mais de 90 dias, ou seja, item que não possui nota fiscal de venda a mais de 90 dias.