1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à rotina 210 - Manutenção do Controle de Entregas, do sistema Cbanet.

1.1 - Escopo


A rotina de Manutenção de Controle de Entregas tem como objetivo o gerenciamento do controle de entregas, permitindo o gerenciamento das entregas que devem ser feitas, assim como, o gerenciamento das entregas já realizadas.

2 Configurações e Cadastros


Antes de utilizar o processo da rotina 210 - Manutenção de Controle de Entregas, deve-se realizar as seguintes configurações:

2.1 - Configuração de Parâmetros:


Rotina R33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento:

Nesta rotina, deverá ser configurado o parâmetro Cód. [553 - Utiliza Controle de Entregas?] que define se a empresa trabalha ou não com o processo de Controle de Estoque.
Após acessar a rotina, clique no direito Novo.

1.png

Informe o código do estabelecimento e o código do parâmetro a ser configurado = 553. Clique em salvar.

2.png

3.png

Mediante a ativação deste parâmetro, o sistema disponibiliza na rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas, a opção "Utiliza Controle de Entregas?".

2.2 - Rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas.


Após ativação do parâmetro 553, conforme orientado no tópico 2.1, o sistema disponibiliza na rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas, a opção "Utiliza Controle de Entregas?". O Usuário deverá acessar a rotina, selecionar a entrada e saída a ser utilizada, clicar em Alterar e marcar a opção "Utiliza Controle de Entregas?".

4.png
5.png

2.3 - Rotina 443 - Manutenção de Entregadores


Nesta rotina serão cadastrados os entregadores.
Após acessar a rotina, clique no direito Novo para cadastrar o entregador. Lembrando que, primeiramente, ele deverá ser cadastrado na rotina 43 - Manutenção de Clientes.

6.png

Informe o código do entregador e clique em Salvar.

7.png
8.png

2.4 - Rotina 776 - Manutenção de Motivos de Não Entrega.


Nesta rotina, serão cadastrados os motivos de não entrega do produto ao cliente.
Após acessar a rotina, clique no direito Novo e insira a descrição do motivo.

9.png

Ao cadastrar o motivo, o usuário também irá configurar se será feita uma nova tentativa de entrega do item ou não. Se a opção "Cancela Entrega?" for selecionada, quando o usuário selecionar este motivo de não entrega na rotina 210 - Manutenção para o Controle de Entregas, automaticamente, a entrega será cancelada. Caso contrário, ela permanecerá na rotina 210 - Manutenção para o Controle de Entregas aguardando entrega.

10.png

Após cadastrar o motivo, clique em Salvar.

11.png

3 Realizando a entrega.


Após o faturamento da venda e geração de Nota fiscal ou Cupom fiscal, um registro é lançado automaticamente na rotina 210 - Manutenção para o Controle de Entregas.
Esta rotina tem como objetivo gerenciar o controle de entregas, permitindo o gerenciamento das entregas que devem ser feitas, assim como, o das entregas já realizadas.

12.png

A rotina está dividida em duas abas: Entregar e Retornar. Gerada a nota ou cupom fiscal da venda, um registro é inserido nesta rotina. Quando o entregador for realizar a entrega do produto, o usuário deverá selecionar a nota ou cupom e clicar em Confirmar.

13.png

Com isso, o sistema solicitará que o usuário informe qual o entregador que realizará a entrega. Informe o entregador e clique em Salvar.
O sistema apresentará mensagem: Entrega iniciada com sucesso.

14.png

Feito o procedimento acima, a nota ou cupom fica constando na aba Retornar, aguardando retorno do entregador.

Observações:

1 - No momento em que o registro é gerado na rotina 210, o sistema começa a contar o tempo até que o entregador saia para realizar a entrega (Procedimento para verificar quanto tempo levou entre a solicitação do cliente até a saída para entrega.)
2 - No momento em que a entrega é iniciada, o sistema começa a contar o tempo até que o entregador retorne da entrega (Procedimento para verificar quanto tempo o entregador levou para realizar a entrega)
.

3.1 - Confirmando a entrega ou não entrega do item.


Após o retorno do entregador, o usuário irá selecionar a nota ou cupom na aba Retornar e clicar em Confirmar.

15.png

Neste momento, o sistema solicitará o status da entrega. Se a entrega foi realizada com sucesso, o usuário irá selecionar a opção Entregue e clicar em Salvar para concluir a entrega.

16.png

Se a entrega não tiver sido realizada, o usuário irá selecionar a opção Não Entregue e informar o motivo da não entrega. Feito isto, clicar no botão Salvar. Neste procedimento, a nota ou cupom, volta para a aba Entregar. Lembrando que, no cadastro do motivo de não entrega, existe a opção de Cancelar a Entrega ou deixar a entrega em aberto para realização de nova entrega posteriormente (subitem 2.4). Selecionada as informações, clique em Salvar.

17.png

3.2 - Estornar


Se tiver sido informado um entregador errada, por exemplo, e deseja-se alterar o entregador, o usuário irá selecionar a nota ou cupom na aba Retornar e clicar em Estornar.

18.png
19.png
20.png

Com este procedimento, a nota ou cupom passa a ficar na aba Entregar. O usuário irá acessar esta aba, selecionar a nota, clicar em Confirmar e informar o novo entregador, salvando em seguida.

21.png

3.3 - Cancelamento de Entrega.


Suponhamos que tenha sido feito a entrega do item constante na nota 5063, Série 01. Contudo, o cliente solicitou cancelamento da entrega por um determinado motivo. Para realizar o cancelamento, o usuário deverá clicar em "Cancelar uma Entrega".

22.png

O sistema solicitará que sejam preenchidos os campos Estabelecimento, Série e Nota Fiscal.

23.png

Informados os campos, clique em Salvar. O sistema apresentará mensagem dizendo que o cancelamento foi confirmado com sucesso.

24.png

Realizado o cancelamento da entrega, a nota ou cupom fica disponível na aba Retornar.

4. Relatórios.


Como rotinas auxiliares, tem-se os relatórios 211 - Relatório para Conferência de Entregas e 212 - Relatório para Análise de Entregas.
Estes relatórios visam auxiliar o usuário no controle das entregas, verificação de quais entregadores fizeram quais entregas, quanto tempo levou-se cada entrega, etc....

4.1 - Rotina 211 - Relatório para Conferência de Entregas


Este relatório tem por objetivo a visualização e controle das entregas feitas, nota a nota.

25.png

Preencha os filtros conforme desejado e clique em Executar para gerar o relatório.

26.png

  • Dta Encaminhamento: Data/hora da solicitação de Entrega.
  • Dta Saída Entrega: Data/hora de saída da entrega da mercadoria.
  • Tempo parado: Diferença de tempo entre Dta Saída Entrega menos Dta Encaminhamento.
  • Data Retorno: Data/hora de retorno do entregador.
  • Tempo Percurso: Diferença de tempo entre Data Retorno menos Dta Saída Entrega.
  • Entregue?: Se a entrega foi concluída ou não.
  • Motivo: Caso não tenha sido entregue, apresenta o motivo da não entrega.

  • 4.2 - Rotina 212 - Relatório para Análise de Entregas


    Este relatório tem por objetivo a visualização global do controle de entregas, totalizando os tempos registrados e sumarizando as entregas não efetuadas agrupadas por motivo.
    Após acessar a rotina, preencha os filtros conforme desejado e clique em executar.
    O relatório pode ser ordenado por Entregador, Ranking de Entregas, de Não Entregas e de Percurso.

    27.png

    28.png

  • Total NFs: Total de Entregas relacionadas a cada vendedor ou que estão A Entregar.
  • Entregando: Entregas sendo realizadas.
  • Entregues: Entregas já concluídas.
  • Não entregues: Entregas não concluídas, ou seja, onde o entregador não conseguiu realizar a entrega e foi colocado o motivo da não entrega.
  • Tempo Parado: Tempo parado (Entregas aguardando início.).
  • Média Parado: Tempo médio parado.
  • Tempo Percurso: Tempo de percurso para realização das entregas.
  • Média percurso: Tempo médio de cada percurso.

  • O relatório retorna também, um resumo por motivo, das entregas não efetuadas.