1 Introdução


Este manual foi desenvolvido para orientar o Analista de Suporte e seus Usuários no processo de Venda Balcão, a característica desse tipo de venda é a presença do Vendedor atendendo o Cliente e o tempo para realização da venda é menor.


1.1 Finalidade


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais para a realização de venda Balcão, como por exemplo, realizar orçamentos, pedido de venda, Consulta de Preço e etc.


1.2 Escopo


Este procedimento foi criado pela empresa CBA Tecnologia Ltda. para auxiliar os seus colaboradores de informações sobre o Cbanet.


2.0 CADASTROS


Para iniciarmos o processo de venda é preciso entender a parte de cadastros, pois ao realizar uma venda será preciso cadastrar o Cliente ou ate mesmo atualizar dados do mesmo.


Acesse a "R43 - Manutenção de Clientes" e Clique em Novo para realizar o Cadastro.


1.png


(Obs. Caso necessite somente alterar o Cadastro, pesquise o Cliente e clique em Alterar na tela acima).


Ao clicar em Novo ira apresentar a tela para cadastro do Cliente, informe os campos necessários na aba Dados Basico.


2.png


Em seguida clique na aba Comerciais/Financeiros e preencha os campos que são obrigatórios para o cadastro do Cliente.


3.png


3.0 VENDAS VAREJO


3.1 Consulta Preço


Acesse a "R427 - Consulta de Preço" para consultar o preço de determinado item ou até mesmo verificar o saldo em estoque do item. Nota-se que nesta rotina têm-se vários Filtros para pesquisa. Inserida as informações desejadas clique em "Filtrar".


4.png


Será apresentado as informações do item pesquisado ao clicar em Filtrar.


5.png


3.2 Vendas


Acesse a "R419 - Manutenção das Vendas no Varejo" para realização dos Orçamentos.

Antes de inserir o orçamento nota-se na tela, que existem alguns filtros na parte superior esquerdo e outro Filtro na parte inferior esquerdo da tela.

Esses filtros são utilizados para pesquisar orçamentos que foram salvos, independente do Status que se encontram.


6.png


Para realizar um orçamento clique na opção Novo.


7.png


Nessa primeira tela informe os seguintes campos para a venda:


  • Estabelecimento
  • Entrada/Saída - (Conhecido como tipo de operação, Ex: Vendas Mercadorias, Devolução de Compra ou Venda, Transferência entre lojas, etc... ).
  • Cliente - (Se o cliente não estiver cadastrado no sistema, pode-se utilizar a opção "F8 Opções" > Cadastrar Novo Cliente para inserir o cadastro de um novo cliente. )
  • Condição de Pagamento - (A vista, Cartão, Boleto 30 dias, etc...)
  • Portador - (Dinheiro, Cheque, Cartão Débito, Crédito, etc...)
  • Logo após clique em (F6 - Proximo.)



Na proxima tela, inserir os itens que serão vendidos.

Pode-se inserir o código do item ou se preferir a descrição, em seguida clique em "Enter" para adicionar.


9.png


Após selecionar o item, informe: "Quantidade" do Item, "Preço", "% Desconto"(se necessário), em seguida clique "Inserir".


10.png


Pronto, nesse momento o item foi adicionado no orçamento. Caso precise alterar o item, selecione-o na grade, realize a alteração desejada e clique "Alterar".


11.png


Caso o item seja serviço é preciso informar o Mecânico no campo abaixo.


(Obs. Para apresentar esse campo Mecanico conforme imagem abaixo é preciso realizar as configurações na "R29 - Parâmetros por Empresa" e inserir o "Cod. 235 - Nome Utilizado no sistema para identificação do terceiro Vendedor" e "Cod. 234 - A empresa trabalha com o terceiro Vendedor". Alem dessa Configuração é preciso configurar no "Grupo de Itens" a opção de "Permite informar o campo vendedor na venda").


12.png


Na tela de Itens é possível realizar os seguintes procedimentos:


  • Consulta de Estoque, selecionando o item e clicando em "F11 - Estoque".
  • Inserir um "Desconto no Corpo da Nota", em percentual ou valor.
  • Se for definido a Condição de pagamento Entrada+Boleto por exemplo, é preciso informar o Campo "Valor Entrada".
  • %Acr. Financ - Acréscimos Financeiros - em valor ou percentual.
  • Valor Frete - Caso tenha
  • Série Merc e Serie Serv. - Estas séries são carregadas por default conforme configuradas nos parametros 51 e 49 da "R33".
  • Terminado as operações nesta tela clique em "F6 - Próximo".


13.png


Na ultima tela de vendas serão apresentadas as informações de "Parcelas", "Retenções" e "Impostos". Após conferir os dados, clicar em "Fechar Venda".


14.png


Um detalhe importante nessa ultima tela é a respeito da opção "Fechar Venda" e "Salvar", pois a opção "Fechar venda" envia o orçamento para o Faturamento e o Estoque dos itens são retirados. Já na opção "Salvar" o orçamento fica na situação em aberto não sendo enviado para o Faturamento e o estoque dos itens não é alterado.


15.png


Outro ponto importante a ser comentado no momento de fechar a venda é a respeito das Restrições, caso o sistema identifique que o Cliente possui as seguintes restrições:


  • Restrição no Cadastro
  • Restrição no Financeiro
  • Desconto acima do Permitido
  • Estoque negativo do Item


Sera apresentado tela solicitando a liberação da venda com algumas dessas restrições, informar o login de usuario que possui acesso e Confirmar.


16.png


Caso a empresa trabalhe com o Controle de Estoque, sera necessario o Estoquista liberar o(s) item na "R660" para que o orçamento possa ser enviado para Faturamento.


(Obs. Caso tenha duvidas do processo de Controle de Estoque solicitar a Cba Tecnologia o Manual deste processo).


17.png


Para impressão do orçamento, selecione-o na tela principal da rotina R419 e clique em "Imprimir".


Exemplo do relatório impresso:



Obs: Dados meramente ilustrativo.

3.3 Liberações de Venda


Se a liberação não foi feita no orçamento acesse a "R442 - Liberação de Vendas" informe o estabelecimento e realize a liberação.


(Obs. Caso não possua acesso verificar quem é responsável por este processo na Empresa).


19.png


3.4 Notas Fiscais de Saída


Para que as Nota Fiscal ou Cupom Fiscal seja liberado é preciso o Caixa realizar o Faturamento na "R657 - Baixa Títulos a Pagar/ Receber/ Cheques".


A opção Gerar Nota conforme imagem abaixo é para faturamento da venda, dependendo da serie informada ira gerar o documento seja ele "Cupom fiscal" ou "Nota Fiscal Eletrônica".


(Obs. Caso precise entender melhor o processo de faturamento na "R657" solicitar a Cba Tecnologia o Manual de Operador de Caixa).


20.png


Próximo passo é verificar as Notas Emitidas na "R232 - Nota Fiscal de Saída" filtre a nota desejada e caso deseje visualizar clique na opção "DANFE".


21.png


3.5 Relatórios


Para visualizar os Orçamentos emitidos no período desejado acesse a "R493 - Relatório de Orçamentos Emitidos" preencha os filtros desejados e clique em Executar.


22.png


Para visualizar as Notas Fiscais Emitidas no período desejado acesse a "R231 - Notas Fiscais Emitidas" preencha os filtros abaixo e clique em Executar.


23.png


Obs:

*Quando houver emissão de nota fiscal com numeração fixa e for do tipo transferência, o sistema irá dar entrada da nota na R139 com a data de emissão igual a data de emissão que foi definido na R419.