1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Venda com Entrega Futura e Entrega de Venda Futura.


1.1 Escopo


Denomina-se "Vendas para entrega futura" a operação em que a mercadoria é colocada à disposição do cliente, mas, por determinação deste, permanece em poder do fornecedor para ser entregue em data futura.

Primeiramente, deve-se incluir um orçamento cujo tipo de Entrada/Saída é do tipo "S - Venda Futura" e fatura-lo. Neste primeiro procedimento, o estoque do item não é movimentado, apenas o faturamento é gerado. Posteriormente, conforme solicitado pelo cliente, gerar um ou mais orçamento cujo tipo de Entrada/Saída é "S - Entrega de Venda Futura".


2 Cadastros.

Para utilizar o procedimento de Venda com Entrega futura e Entrega de Venda futura é necessário configurar dois tipos de Entrada e Saída na rotina 117 - Manutenção de Entrada e Saída. Uma do tipo "S - Venda Futura" e outra do tipo "S - Entrega de Venda Futura". No cadastro destas Entradas e Saídas, é necessário informar, no direito Parâmetros, o CFOP específico para estas operações.


2.1 - Rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas.


Nesta rotina, serão cadastradas as duas Entradas/Saídas que serão utilizadas na venda.

Primeiramente, exemplificaremos o cadastro da Entrada e Saída do tipo "S - Venda Futura" e depois, o cadastro da Entrada e Saída do tipo "S - Entrega de Venda Futura".


1 - Entrada e Saída - "S - Venda Futura"


Clique no direito Novo e preencha os campos. O tipo de Entrada/Saída deve ser "S - Venda Futura" e não é necessário selecionar a opção Movimenta estoque, uma vez que os orçamentos feitos com este tipo de Entrada/Saída não movimentarão estoque do item, apenas será gerado o faturamento da venda.



Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

É necessário também, configurar no direito Parâmetros, o CFOP relativo a esta operação de venda com entrega futura.

Ao clicar no direito, a tela abaixo é apresentada.


Obs: Favor confirmar junto ao departamento de contabilidade da empresa qual CFOP será utilizado no procedimento.


2 - Entrada e Saída - "S - Entrega de Venda Futura"


Clique no direito Novo e preencha os campos. O tipo de Entrada/Saída deve ser "S - Entrega de Venda Futura". Nesta Entrada/Saída é necessário selecionar a opção Movimenta estoque, uma vez que os orçamentos feitos com este tipo de Entrada/Saída irão movimentarão estoque do item. Não é necessário selecionar a opção Gera Título, uma vez que o faturamento relativo a venda já foi feito.


Poderá ser configurado adicionalmente os campos abaixo:

  • Obrigatório informar nota venda para entrega futura?
  • Obrigatório informar item nota venda para entrega futura?
  • Validar origem da entrega futura somente ao gerar nota?

O primeiro campo [Obrigatório informar nota venda para entrega futura?] define se ao realizar uma entrega de venda futura, o usuário deverá obrigatoriamente informar a nota de origem ou não.


O segundo campo [Obrigatório informar item nota venda para entrega futura?] se estiver marcado, o sistema irá fazer a validação do que foi vendido e o que está sendo entregue, ou seja, irá bloquear a entrega se tentar entregar um item que não foi vendido na venda futura ou quantidade maior do que está na venda futura, considerando ainda as notas de entrega que já foram realizadas anteriormente.

Caso este campo esteja desmarcado, o sistema fará apenas a validação do valor total entregue em relação ao valor total vendido na venda futura. Neste caso o sistema irá permitir entregar item que não esteja na venda futura bem como entregar quantidades superiores ao da venda futura desde que não ultrapasse o valor principal da venda.


O terceiro campo [Validar origem da entrega futura somente ao gerar nota?] define se o orçamento poderá ser fechado mesmo que a nota de origem não seja informada mesmo que uma das opções acima esteja marcada, neste caso a validação ocorrerá somente ao realizar o faturamento, sendo necessário reabrir o orçamento e informar a nota fiscal de origem. 

Obs: para informar a nota de origem ao reabrir um orçamento, é necessário que o parâmetro [P695 - Permite informar a nota de venda ou entrega futura que originou o orçamento de entrega futura no direito alterar da R419?] esteja ativo na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].



Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

É necessário também, configurar no direito Parâmetros, o CFOP relativo a esta operação de venda com entrega futura.


Obs: Favor confirmar junto ao departamento de contabilidade da empresa qual CFOP será utilizado no procedimento.


3 - Devoluções


Para devolução de venda futura, deverá ser criado uma entrada e saída do tipo (E-Devolução Venda Futura).

Para devolução de entrega de venda futura, deve ser utilizado uma entrada e saída do tipo (E-Devolução de Venda).

O cadastramento destas entradas/saídas devem ser realizadas da mesma forma como foi descrito nos passos anteriores.


3 Realizando a venda


Para realizar a venda, acesse a rotina 419 - Manutenção de Vendas Varejo.


3.1 - Venda Futura


Primeiramente, será feito o orçamento de faturamento da venda, onde será utilizado a Entrada e Saída do tipo "S - Venda Futura" (Entrada/Saída cadastrada no tópico 1, do subitem 2.1).

Clique no direito Novo e preencha os dados do orçamento.




Informados os dados do orçamento como cliente, condição de pagamento, portador e os itens, salve o orçamento e realize o faturamento.


3.2 Entrega de Venda Futura


Realizado o faturamento da venda, quando o cliente solicitar entrega do item, será feito o orçamento de entrega dos itens da venda, onde será utilizado a Entrada e Saída do tipo "S - Entrega de Venda Futura" (Entrada/Saída cadastrada no tópico 2, do subitem 2.1).

Clique no direito Novo e preencha os dados do orçamento.

Neste orçamento, após informar o código do cliente, o sistema solicitará que seja informado qual a nota de origem, ou seja, a nota de faturamento gerada anteriormente.



Clique em F11 - Nota Origem e informe a nota de faturamento.



Informe o número da nota, clique em Localizar, selecione o item e clique em Confirmar.



Clique em F6 - Próximo

Na tela seguinte, se o cliente não tiver solicitado a entrega de todos os itens, selecione o item, informe a quantidade solicitada pelo cliente, clique em Alterar e finalize o orçamento.



Obs: Se a empresa utiliza a rotina 660 - Manutenção de Gerenciamento de estoque, é necessário acessar a rotina e fazer a liberação do item para que o orçamento fique disponível para geração da nota.


Feita a liberação do item, pode-se gerar a nota fiscal para que o item seja entregue e movimente o estoque da empresa.


As notas geradas podem ser conferidas na rotina [R232 - Notas Fiscais de Entrada]. 


4 Relatórios.


Para imprimir o Relatório de Histórico de Entrega de Venda Futura acesse a rotina R778 - Histórico de Entrega de Venda Futura.


4.1 - Rotina 778 - Histórico de Entrega de Venda Futura.


Nesta rotina o usuário poderá imprimir o relatório de acordo com os filtros selecionados, como é possível ver na imagem abaixo.


Os formatos que poderão ser impresso o relatório são os seguintes:


O relatório no modo PDF será impresso como o exemplo demonstrado. 

Nele é possível visualizar na grade principal os itens da nota fiscal.

E logo abaixo é possível visualizar as Notas Fiscais de Entrega e Devolução de Entrega.