1. Introdução


Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a rotina [R506 - Reprocessamento de Custos na Entrada].



2. Reprocessamento dos custos na Entrada.


Para reprocessar os custos na entrada o usuário deve acessar a rotina [R506 - Manutenção de Reprocessamento de Custos na Entrada]. Nesta rotina, tem-se duas opções de reprocessamento: Atualizar Notas de Entrada e Itens por estabelecimento.


Quando selecionado a opção Notas de Entrada o sistema atualizará apenas os custos na nota fiscal de entrada.


O Usuário tem a opção de considerar: 

  • Todas do Período
  • Selecionar Notas


Caso seja escolhido a opção Selecionar Notas, o usuário deverá escolher o período de entrada inicial e final, além do estabelecimento que será filtrado.



Após adicionado os filtros, serão listadas as notas de entrada confirmadas no período, basta marcar as notas que serão reprocessadas.


Outra opção para reprocessamento é marcando a opção Todas do Período, no qual serão selecionadas todas as notas de entrada confirmadas no período escolhido.


O Usuário tem ainda a opção de considerar: 

  • Todas as notas fiscais, 
  • Apenas as E/S que atualizam Custo, ou 
  • Apenas as E/S que não atualizam Custo.


Quando selecionado a opção Itens por Estabelecimento, o sistema verificará os custos já calculados nas notas fiscais de entrada para atualizar a informação no cadastro dos itens [R135 - Itens por Estabelecimento], sendo considerada sempre a nota mais recente.


Observação: 

  • No momento do reprocessamento dos custos da nota fiscal, o sistema levará em conta as fórmulas cadastradas na [R361 - Fórmulas].



No exemplo abaixo, os custo de compra e reposição serão atualizados apenas nas notas fiscais de entrada do dia 04/09/2013 cuja Entrada e Saída informados atualizam custo.



Exemplo:


1 - Atualização do Custo na Nota fiscal


Tomemos como exemplo a nota fiscal Nº 112234.


Após concluir a entrada da nota, ao emitir um espelho da nota fiscal, pode-se verificar o valor do Custo de Compra e de Reposição.


4.png



Suponhamos que, a fórmula de cálculo de custo de compra e/ou reposição foi alterada na rotina [R355 - Manutenção de Fórmulas de Cálculo] ou que, a alíquota de ICMS tenha sido informada incorretamente e corrigida na rotina [R948 - Correção de Notas Fiscais de Entrada].


Neste exemplo, foi feito a correção da alíquota de ICMS na rotina [R948 - Correção de Notas Fiscais de Entrada] de 7% para 12%.


Após realizar o reprocessamento e emitir um espelho da nota fiscal pela rotina de notas fiscais de entrada, pode-se verificar que os valores de custo de compra e reposição foram alterados na nota fiscal.


5.png


2 - Atualização custos no cadastro do item


Para atualiza os custos no cadastro do item na rotina [R135 - Itens por Estabelecimento], o usuário deve selecionar a opção Itens por estabelecimento que, quando selecionada dá ao usuário a possibilidade de atualizar ou não o Custo de Compra, Reposição e o Custo Personalizável.



Esta é a imagem da tela do item 15614 antes do reprocessamento:



Ao processar atualizando os custos, o item 15614 ficou::