1 Introdução

 

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a emissão do relatório de Comissões por Recebimento - Rotina 414 - Relatório de Comissões por Recebimento.

 

1.1 Escopo

 

O relatório de Comissões por Recebimento, demonstra os valores de comissão que um vendedor tem sobre cada recebimento de uma venda.

 

2. Configurações e Cadastros:

Antes de emitir o relatório 414 - Relatório de Comissões por Recebimento, deve-se realizar as seguintes configurações:

 

2.1 - Configuração de parâmetro:

 

Rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa:

Nesta rotina, deverão ser configurados os parâmetros Cód. [104 - Considera Cheques em aberto na comissão por recebimento?], Cód. [108 - Considera Venda financiada por Terceiro à vista?] e Cód. [107 - Data Início das comissões de vendas / Recebimento].

Após acessar a rotina, clique no direito Novo.

 

 

Informe o código do parâmetro a ser configurado = 104.

 

 

Na tela seguinte, será marcado se irá considerar ou não o parâmetro, marcando ou deixando desmarcado a opção Valor. Clique em Salvar posteriormente.

 

 

 

Realizar o mesmo procedimento para os demais parâmetros.

Parâmetro 107:

 

 

 

Parâmetro 108:

 

 

2.2 - Cadastros:

 

Para informar o percentual de comissão do vendedor, deve-se primeiramente, verificar a qual tipo de comissão ele está relacionado:

 

  • ·         Na rotina 44 - Manutenção de Vendedores, selecione o vendedor, clique e verifique a qual Grupo de Vendedor ele está relacionado.

 

 

Sabendo a qual grupo de vendedor ele está relacionado, o próximo passo é acessar a rotina 155 - Manutenção de Grupos de Vendedores / Supervisores, selecionar o grupo ao qual ele pertence, clicar em Alterar e verificar qual o tipo de comissão relacionado a este grupo.

 

 

Obs: No exemplo acima, foi configurado o Tipo de Comissão 2 - Grupo de Vendedores / Grupos de Itens. Contudo, existem outros tipos de comissões que podem ser utilizados também. Para verificar quais tipos de comissão existem, acesse a rotina 172 - Manutenção de Tipos de Comissão.

 

 

Após realizar esta verificação, deve-se acessar a rotina de cadastro de comissão, de acordo com o configurado na rotina 155.

Acessando o módulo Vendas > Comissões, pode-se verificar o menu das rotinas de cadastro de comissão.

 

 

 

Neste exemplo, está sendo utilizado o tipo de comissão Grupos de Vendedores / Grupo de Itens, que é a rotina 166 - Manutenção de Comissão por Grupo de Vendedores / Grupo de Itens.

Deve-se então, acessar a rotina 166 e realizar a configuração da comissão para este tipo de comissão. Após acessar a rotina, clique no direito Novo.

Informe o grupo de Vendedores e o grupo de Itens. Em Base de Comissão, pode-se utilizar a opção Percentual ou Valor. Após definir a base de comissão, informe o percentual ou valor da comissão. Selecione o estabelecimento e clique em Salvar.

 

 

3 Reprocessamento de comissões:


Após realizar a configuração da comissão e o recebimento das vendas dos itens pertencentes ao grupo de itens configurado acima, o usuário deverá acessar a rotina 411 - Manutenção de Processamento de Comissões por Recebimentos e realizar o processamento das comissões informando o estabelecimento e o período desejado. Deve-se atentar para os parâmetros configurados no subitem 2.1.


Atenção: O rotina irá reprocessar as notas ficais de saída que possuem a data de emissão de acordo com os filtros de datas  e estabelecimento informados.


Caso seja feita alguma alteração na configuração da comissão, como por exemplo, alterar o tipo de comissão ou percentual de comissão, é necessário primeiramente reprocessar na rotina R337 - [Repocessamento de Comissões da Notas Fiscais de Saída] e posteriormente na R411.


4 Emissão do Relatório de Comissão

 

Executado o procedimento acima, deve-se acessar a rotina 414 - Relatório de Comissões por Recebimento, preencher os campos e clicar em Executar para gerar o relatório.

 




Observe que o sistema disponibiliza 3 diferentes filtros de datas:

  1. Data de Emissão: Data de emissão das notas vinculadas ao título
  2. Data de Comissão: Data de conciliação da baixa
  3. Data de Crédito: Data que o titulo foi de fato recebido


Devoluções: O relatório exibirá as devoluções parciais em um bloco agrupado por vendedor ao fim do relatório, exibindo os dados da nota na data de sua emissão independe do tipo de data selecionada.
  • Atualmente o bloco é exibido apenas a critério de conferencia dos valores de comissão geradas para notas que tiveram devoluções.
  •  O abatimento do valor de comissão exibido deve ser feito manualmente caso necessário


5 Impedindo a visualização dos dados de outros vendedores

 

Caso haja necessidade, é possível impedir que um determinado vendedor tenha acesso aos dados de outros vendedores. Para isso, basta desativar o direito [Visualiza Dados De Outros Vendedores] na rotina [R697 - Liberação de Rotina por Usuário]. Quando esse direito estiver inativo para o usuário que estiver acessando a rotina, o campo 'vendedor' será preenchido automaticamente com o código do vendedor do usuário atual e ficará desabilitado:


 Importante: Caso o usuário conectado não seja um vendedor, o campo "Vendedor" não será preenchido e se o mesmo tentar emitir o relatório sem possuir o direito [Visualiza Dados De Outros Vendedore], um alerta será exibido e o relatório não será emitido:

Atenção: Coluna % Com irá demonstrar percentual ou valor de comissão de acordo com configurações, sendo exibido sem sinal de % quando comissão for por valor.


Base de cálculo comissão por valor:
(Valor Título Recebido/ Valor Total Bruto da Nota) * Valor Comissão

Base de cálculo comissão por percentual

                                 ((Valor Título Recebido/ Valor Total Bruto da Nota) * (*Valor Total Itens Comissionados)) *    (percentual comissão/ 100)

* O campo "Valor Total Itens Comissionados" será a soma do valor total dos itens que possuem o mesmo percentual de comissão.

Observações: 

  • ·         Se, por exemplo, o parâmetro cód 108 - Considera Venda Financiada por terceiro à Vista, estiver configurado com o valor SIM, após reprocessar a comissão, ao emitir o relatório, os títulos cuja modalidade de venda é Venda Financiada para Terceiro aparecerão no relatório, mesmo que não estejam recebidos.
  •           Se o parâmetro cód 104 estiver inativo (não considera cheques em aberto), o sistema verifica se existe pelo menos um cheque descontado, e considera para aqueles títulos, que o mesmo foi liquidado, considerando para a data de comissão, a data de vencimento do cheque. Mesmo que existam outros cheques em aberto relacionados a mesma transação que o título esta relacionado, o sistema considera apenas o cheque que foi descontado, para então considerar todas as parcelas do título como liquidadas. Caso não haja cheques naquela transação, o sistema considera a data de recebimento do título para a data de comissionamento usada no relatório.
  • ·         Quando um título é trocado, caso os títulos que deram origem a esta troca estejam vinculados a mais de uma nota, o sistema irá exibir todas as notas que indiretamente estão vinculadas ao novo título.
  • Para os títulos migrados o número da nota será definido pela série + código do estabelecimento + id do título. 
  • Para calcular comissionamento de um título migrado deve ser configurado o P1146 Percentual de comissão para títulos Importados e sem nota. Após isso, deve ser realizado o reprocessamento na R411.

Perceba que as colunas "SR" e "Pc" deixam claro que todas essas linhas são referentes a um único título, diferenciando apenas na "NF" e também no "Vlr. Com", conforme destacado.
 Isso acontece porque os títulos que deram origem à troca, vinculados às notas exibidas, vão influenciar de forma proporcional no cálculo da comissão por recebimento do novo título criado. Exemplo: