1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à emissão do relatório da rotina 1025 - Relatório de Comissão de Recapagens por Vendedor.

1.1 Escopo


A rotina 1025 - Relatório de Comissão de Recapagens por Vendedor tem por objetivo gerar informações para apuração da comissão de recapagens a ser paga ao vendedor. Para emissão do relatório, é necessário configurar as rotinas 341 - Manutenção de Metas por Estabelecimento, 824 - Manutenção de Metas por Vendedor/Linha de itens e 822 - Manutenção de Planos de Composição de Comissão.

2 Cadastros


Antes de emitir o relatório 1025 - Relatório de Comissão de Recapagens por Vendedor, deve-se realizar os seguintes cadastros:

2.1 - Cadastros Necessários:



2.1.1 - Rotina 341 - Manutenção de Metas por estabelecimento:


Acessar a rotina 341 - Manutenção de Metas por Estabelecimento e realizar o cadastro da meta de faturamento do estabelecimento para o período através do direito Novo:

1.png

2.png

2.1.2 - Rotina 824 - Manutenção de Metas por Vendedor/Linha de Itens:


Acessar a rotina 824 - Manutenção de Metas por Vendedor/Linha de itens e realizar o cadastro da meta do vendedor para o período.

Para isto, informe o vendedor no campo Vendedor, o período de Venda e clique em Localizar

3.png

Após informar o vendedor, o período de venda e clicar em Localizar, o sistema disponibilizará o campo para que seja incluida a meta do vendedor para cada Linha de Itens.

4.png
Informada as metas, clique em Salvar

2.1.3 - Rotina 822 - Manutenção de Planos de Composição de Comissão:


Acessar a rotina 822 - Manutenção de Planos de Composição de Comissão e realizar o cadastro dos percentuais de comissão para o plano através do direito Novo.
Em Tipo de Cálculo, deverá ser selecionada a opção % Exclusivo por Linha e, em Tipo de Bônus a opção Para Todas as Linhas. O Plano deverá ter essa configuração para que os dados sejam emitidos corretamente no relatório.
Selecionadas as opções, preencher os valores de % Bônus que será utilizado para todas as linhas como percentual de bonificação e o campo % Partida para cada linha, que será utilizado como comissão básica.

5.png

Após preencher as informações, clicar em Salvar.

3. Emissão do Relatório


Realizadas as vendas no período, acessar o relatório 1025 - Relatório de Comissão de Recapagens por Vendedor para emitir o relatório de comissão.
Informe os filtros de acordo com o desejado e clique em Executar.
Lembrando que, a comissão é paga sobre o valor de RECEBIMENTO.

6.png
7.png

Se a empresa não atingir a meta, será pago apenas a comissão básica para o vendedor e, se ele atingir a meta da linha, será pago o percentual de bônus.

8.png

Notas:

1 - O valor do Faturamento da empresa, pode ser comparado com o relatório 860 - Relatório Resumo Geral de Vendas.

9.png

10.png

2 - O valor faturado para o vendedor pode ser comparado com o relatório 231 - Relatório de Notas Fiscais Emitidas.

11.png
12.png

3 - O valor Recebido pode ser comparado emitindo o relatório 99 - Relatório de Títulos Recebidos. Na emissão deste relatório, deve-se selecionar a opção Exibe Apenas Títulos de Faturamento.

13.png

14.png