1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao processo de comissionamento por canhoto.

1.1 Escopo


Este processo envolve o cadastro dos canhotos e a emissão dos relatórios de conferencia relacionados. O cadastro deve ser realizado através da rotina 1094 - Cadastro de Canhotos. A conferência dos canhotos lançados e também de notas que ainda não tiveram seus canhotos lançados pode ser feita através da rotina 1095 - Relatório de Canhotos Entregues. Os valores de comissões de vendas calculados com base na data dos canhotos lançados podem ser conferidos através das rotinas 1096 e 1098, Relatório de comissionamento de vendedores (Sintético e Analítico, respectivamente).

2 Configurações e Cadastros


Antes de se emitir os relatórios de comissões por data do canhoto, deve-se realizar as seguintes configurações:

2.1 Cadastros Necessários:


Rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa:

Nesta rotina, deverá ser configurado o parâmetro Código [110 - Considera Acréscimo como Desconto na Comissão]. Este parâmetro indica se qualquer valor adicional acrescentado ao valor da nota, como por exemplo, a cobrança do valor de emissão de boleto, será descontado da comissão do vendedor na referida venda.

Após acessar a rotina, clique no direito Novo.

1.png

Informe o código do parâmetro a ser configurado = 110 e clique em Salvar.

2.png

Na tela seguinte, será marcado se irá considerar ou não o parâmetro, marcando ou deixando desmarcado a opção Valor. Clique em Salvar posteriormente.

3.png

Parâmetro já cadastrado:

4.png

3 Rotina R1094 - Manutenção do cadastro de canhotos


Os canhotos de notas entregues devem ser cadastrados através da rotina R1094 - Manutenção do cadastro de canhotos.
Acessando através do menu Vendas > Comissões > Cadastro de Canhotos, clique no botão novo para realizar o cadastro:

5.png

Já na tela de cadastro, informe os campos conforme a nota (todos os campos são obrigatórios) e clique no botão inserir.

O número digitado no campo [Nota] deve corresponder a uma nota existente, emitida através do sistema para o estabelecimento selecionado e utilizando a mesma série informada no campo [Série].

A data do canhoto digitada deve pertencer a um período de vendas aberto.
O vendedor vinculado ao canhoto cadastrado será o [Vendedor 1] informado na venda.

6.png

A nota será inserida na grade, conforme mostra a imagem:

7.png

É possível inserir várias notas na grade, para só depois então salvar a operação e cadastrar todos os canhotos simultaneamente. Pode-se editar um canhoto digitado, mas somente é possível alterar o número da nota à qual o canhoto é vinculado:

8.png

Finalizando a inclusão das notas que tiveram seus canhotos entregues, clique em Salvar para armazenar as informações:

9.png

As notas com canhotos cadastrados são mostradas na grade principal da rotina:

10.png

É possível alterar ou excluir algum lançamento equivocado ou com informação incoerente, mas somente se a [Data de Canhoto] digitada para aquele canhoto ainda pertencer a um período de vendas aberto.

Para alterar, selecione o canhoto na grade e clique em Alterar:

11.png

No direito Alterar somente é permitido mudar as datas de lançamento e data do canhoto:

12.png

4 Relatório R1095 - Conferencia dos Canhotos


Para conferir os lançamentos de canhotos já efetuados ou verificar as notas que ainda não tiveram seus canhotos entregues, deve-se emitir o relatório 1095 - Relatório de Canhotos Entregues.
O único filtro obrigatório é [Estabelecimento], os demais podem ser utilizados para refinar a pesquisa. Como é informado no texto ajuda (em azul) as datas inicial e final escolhidas têm seu critério aplicado de forma diferente para notas com e sem canhotos lançados. O filtro por vendedor considera somente o [Vendedor 1] utilizado na venda:

13.png

Para notas que já possuem o canhoto o período filtrará pela data do canhoto. Para notas que ainda não tiveram seus canhotos lançados a data a ser considerada será a de emissão da nota.

14.png

5 Emissão dos Relatórios de Comissão


Para analisar ou conferir os valores de comissões baseado nas datas de canhotos lançados estão disponíveis os relatórios 1096 e 1098 Relatório de comissionamento de vendedores (Sintético e Analítico, respectivamente).
Os relatórios demonstram os valores de comissões das notas que já tiveram seus canhotos lançados no sistema. Notas que não tiveram seus canhotos lançados não aparecerão no relatório. O período escolhido nos filtros considera a data do canhoto, cadastrada no lançamento do canhoto de cada nota.

5.1 R1096 - Relatório de Comissionamento de Vendedores - Sintético


O relatório [1096 - Relatório de comissionamento de vendedores - Sintético] demonstra os valores por nota fiscal, não detalhando os itens que a compõe.
São detalhados também os valores de devoluções, se houverem. O filtro por vendedor considera somente o [Vendedor 1] utilizado na venda.

15.png
16.png

Obs.: Os acréscimos financeiros existentes não são mostrados no relatório. Se o parâmetro [110 - Considera Acréscimo como Desconto na Comissão] for definido como "SIM", estes acréscimos afetarão diretamente o valor da comissão.

17.png
Relatório emitido com o parâmetro [110 - Considera Acréscimo como Desconto na Comissão] definido como "Não".

5.2 R1098 - Relatório de Comissionamento de Vendedores - Analítico


O relatório [1098 - Relatório de comissionamento de vendedores - Analítico] demonstra os valores por itens da nota fiscal detalhadamente, por vendedores e supervisores.
São detalhados também os valores de devoluções, se houverem. O filtro por vendedor considera somente o [Vendedor 1] utilizado na venda.

18.png

19.png