1 Introdução


As empresas necessitam de formas alternativas para realizarem a precificação dos produtos e serviços, que atendam a necessidade de manter a competitividade do negócio no mercado e ainda considere as expectativas dos seus clientes em relação aos preços de venda praticados, sem que isto venha a prejudicar os resultados financeiros e comerciais da empresa. Com base nesta ideia foi confeccionado este manual mostrando passo a passo a configuração do tipo de Preço no Sistema.

1.1 Finalidade


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais para a Configuração dos Tipos de Preços.

1.2 Escopo


Este procedimento foi criado pela empresa CBA Tecnologia Ltda. para auxiliar os seus colaboradores de informações sobre o Cbanet.

2.0 CONFIGURAÇÃO DA TABELA DE PREÇO


Para conhecimento o tipo de preços é utilizado para distinguir o preço de um determinado produto ou serviço, como exemplo poderíamos citar as empresas que trabalham com preços para atacado, varejo ou Frota.
Para iniciarmos essa configuração é preciso criar a Tabela de Preço no Sistema, acesse a "R119 - Tabelas de Preço" e clique em Novo.

1.png

Próxima tela Informe o "Nome" para a tabela, em seguida clique em "Validade" caso desejar (Utilizado quando a tabela de preço tiver um tempo de Duração) em seguida informe a "Data Inicio" e "Data Fim" da Validade, Informe o tipo de venda a ser praticado "Compra" ou "Venda" em seguida marque as opções "Valor do IPI Incluso" ou "Valor ST Inclusa" caso necessite, após essas definições clique em "Salvar".

2.png

Obs:

O Cadastro da Tabela de preço é necessario para deixar o preço de venda padrão, exemplo: Caso eu não queira diferenciar meu preço o sistema ira utilizar o preço da tabela de preço e não do tipo de Preço que iremos ver abaixo.


3.0 CADASTRO DOS TIPOS DE PREÇO


3.1 % Descontos por tipo de preço / Grupo de itens

Acesse a "R440 - Tipos de Preço" para realizar o cadastro do Tipo de Preço, clique em "Novo".

3.png

Em seguida informe o "Nome" para este novo Tipo de Preço e clique em "Salvar".

4.png

Após a criação do(s) Tipo de Preço(s) acesse a "R499 - Manutenção de % Desconto por Tipo de Preço/Grupo de Itens" e Clique em "Novo".

5.png

Na proxima tela informe o "Tipo de preço" que deseja criar, Informe o "Grupo de Itens" que herdara essas Configurações, Em seguida informe "% Desconto" que deseja aplicar na venda para este tipo de Preço, após informe o "Estabelecimento" e clique em "Salvar".

6.png

Obs:

Ao realizar essa configuração de "Desconto" por tipo de preço e configurar em um determinado cliente por exemplo, fica estabelecido o preço com o desconto inserido nesse tipo de preço e não o preço da "Tabela de preço". Caso não seja criado nenhum tipo de preço o valor de venda a ser aplicado nos produtos/serviços será o preço da Tabela na "R119" como foi explicado no inicio deste manual.
Isso precisa ficar bem claro para quem esta configurando os tipos de Preço, pois ao cadastrar o tipo de preço o valor de venda não ira respeitar mais a "Tabela de Preço" e sim o "Tipo de Preço".


3.2 Acréscimo Financeiro por tipo de Preço


Acesse a "R441 - Acréscimo Financeiro Por tipo de Preço" caso deseja definir o tipo de preço da sua empresa pelo Acréscimo Financeiro em seguida clique em "Novo".

7.png

Em seguida informe o "Estabelecimento" após a "Condição de Pagamento" em seguida qual o "tipo de Preço" que será feito essa configuração, após informe o "acréscimo Financeiro", após informe o "Estabelecimento" e por ultimo clique em "Salvar".

8.png

Obs:

Essa rotina é utilizada quando o preço do produto/Serviço precisa sofrer um acréscimo Financeiro por Condição de pagamento como mostra acima. Veja certinho qual dos tipos de Preços que deseja utilizar para não realizar configurações erradas e consequentemente ter problemas na venda.


3.3 % Desconto por tipo de Preço / Família de Itens


Acesse a "R753 - % Desconto por tipo de preço / Família de Itens" e Clique "Novo" para inserir este tipo de Preço.

9.png

Em seguida informe o "Tipo de Preço" "Família de Itens" a "% Desconto" o "Grupo Empresarial" após selecione o "Estabelecimento" em seguida clique em "Salvar".

10.png

Obs:
Esse tipo de Preço é utilizado para Desconto em % por Família de Itens e Grupo Empresarial.


3.4 % Desconto por Tipo de Preço / Item


Acesse a "R656 - % Desconto por Tipo de Preço / Item" em seguida clique em "Novo" para cadastrar este tipo de Preço.

11.png

Em seguida informe o "Tipo de Preço" após o "Item" que recebera essa configuração, em seguida "% Desconto" o "Grupo Empresarial" após selecione o "Estabelecimento" e por último Clique em "Salvar".

12.png

Obs:

Nesta rotina você cadastra o Desconto do Tipo de Preço por Item.


4.0 CONFIGURAÇÃO DO TIPO DE PREÇO


Após realizar o cadastro do tipo de Preço nas Rotinas acima, é necessário configurar no sistema o tipo de Preço definido por Cliente.
Acesse a "R43 - Manutenção de Clientes" para configurar o Tipo de Preço diretamente no Cliente desejado. Pesquise o cliente e Clique em Alterar como mostra no exemplo abaixo.

13.png

Em seguida navegue ate a aba "Comerciais/Financeiros" e no campo "Segmento de Venda" informe o tipo de Preço definido para o Cliente e por ultimo clique em "Salvar".

14.png

Obs:

O Tipo de preço Configurado no Cadastro do Cliente é o parâmetro que o sistema ira respeitar no momento da venda, caso não esteja informado o tipo de Preço no cadastro do Cliente não ira funcionar a Configuração do Tipo de Preço.


Outra configuração importante referente ao "Tipo de Preço" é o Código de segmento padrão para cadastro de Cliente novo. Ao realizar cadastro de Cliente é possível o sistema definir automaticamente o tipo de preço padrão no cadastro de novos clientes.

Para isso acesse a "R33 - Parâmetros por Estabelecimento" e filtre o código "127 - Cód. De Segmento padrão para cadastro de Cliente" em seguida Clique em "alterar".

15.png

Na próxima tela informe no campo "Valor" o "Tipo de Preço" padrão para os clientes novos em seguida Clique em "Salvar". Nada impede depois de ir ao Cliente e alterar esse "Tipo de Preço".

16.png

Após as Configurações acima é só iniciar as vendas que o sistema já se encontra configurado para trabalhar com os tipos de Preço.

Abaixo imagem mostrando a tela inicial do Módulo de vendas, o tipo de Preço será apresentado neste campo:

17.png

5.0 HIERARQUIA DO TIPO DE PREÇO CADASTRADO NAS ROTINAS 656/499/753/441.


Em relação à hierarquia do Tipo de Preço que será respeitado no momento da Venda para o Cliente funciona assim:

1. O Sistema vai verificar a Rotina "656 - Desconto por Item".
2. Caso não tenha o item que possui configuração na rotina anterior ira verificar a "R499 - Desconto por Grupo".
3. Caso não encontro o grupo na rotina anterior ele ira pular para a "R753 - Desconto por Família".
4. Caso o sistema não encontre tipo de preço por Família na venda o sistema ira verificar a ultima Rotina de Tipo de Preço que é a "R441 - Condição de Pagamento"

Essa hierarquia só será utilizada pelo sistema caso usuário cadastre o tipo de preço em todas as rotinas acima.