1. Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de recapagem e conserto de pneus.

Recapagem é basicamente o processo de trocar a banda de rodagem (tread) usada por um novo. Há duas maneiras de se realizar este processo, a frio ou a quente. No processo a frio a banda aplicada no pneu já vem com os sulcos desenhados de fábrica com um tipo de cola do lado oposto que faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110ºC. Na recapagem a quente, ao contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, isto é, banda crua que gruda ao pneu e forma um desenho uma vez colocado num molde na temperatura de 150ºC. O Conserto ocorre quando, ao finalizar a recapagem do pneu, no processo de inspeção final, são detectadas falhas, acarretando no processo de conserto destas falhas.


2. Descrição das etapas de Recapagem e Conserto de Pneus

2.1. Recapagem

2.1.1. Limpeza/Inspeção Inicial

Inicialmente o pneu passa por uma limpeza específica, evitando assim riscos e contaminações. As carcaças são cuidadosamente inspecionadas, garantindo que só aquelas que estão dentro dos padrões estabelecidos sejam reformadas.


2.1.2. Raspagem

2-1-1-limpeza.jpgO pneu é raspado em condições normais de rodagem, depois o desenho original é totalmente removido para preparação a seguir. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo assim a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita estiver a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.


2.1.3. Escareação/Cimentação

2-1-2-raspagem.jpgNesta parte do processo é realizada a operação de remover a separação, oxidação e borracha queimada da carcaça.


2.1.4. Enchimento

2-1-4-enchimento.jpgAs escareações são preenchidas com a borracha apropriada, preparando o pneu para a aplicação da banda.


2.1.5. Preparação de Banda [Etapa Avulsa]

2-1-5-preparacao.jpgCom a determinação da largura, desenho e comprimento (determinado durante o processo de raspagem), o operador irá cortar a banda usando a guilhotina. Este corte deverá ser feito sempre em um ponto específico do desenho, com a finalidade de obter a maior quantidade possível de área a ser emendada quando da aplicação desta banda à carcaça.


2.1.6. Aplicação do Coxim [Etapa Avulsa]

Movimenta estoque do peso do coxim, sendo: peso total da banda com coxim - peso da banda;


2.1.7. Aplicação de banda

2-1-7-aplicacaobanda.jpgA camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem (jacaré).


2.1.8. Montagem / Envelopamento

2-1-8-1-montagem.jpg2-1-8-2-montagem.jpgO envelope é colocado no pneu, por sua vez o pneu é montado em um aro similar ao usado nas condições normais. Para uma perfeita vulcanização, os pneus devem estar inflados (dentro da autoclave). Isso é possível por montagem em aros bipartidos específicos, contendo uma câmara de ar e um protetor.


2.1.9. Vulcanização

2-1-9-vulcanizacao.jpgUtilizando baixa temperatura de vulcanização, a nova banda de borracha é colada na carcaça. O pneu é encaixado em um envelope flexível e acondicionado em uma câmara de pressão para se obter uma adesão uniforme e sem deformações da banda de rodagem.


2.1.10. Inspeção Final

2-1-10-inspecaofinal.jpgFinalizando o processo os pneus são totalmente inspecionados para garantir que todas as especificações técnicas foram aplicadas.


2.2. Conserto

  • Limpeza / Inspeção Inicial
  • Escareação / Cimentação
  • Conserto
  • Enchimento
  • Montagem / Envelopamento;
  • Vulcanização
  • Inspeção Final


3. Procedimento do Módulo Indústria no MOVERE

3.1. Configuração de Parâmetros

Deve-se configurar, primeiramente, os seguintes parâmetros:


3.1.1. R29 - Manutenção de parâmetros por Empresa:

  • 88 - Código E/S para Entrada de Produção;
  • 89 - Código E/S para Saída de Produção;
  • 174 - Utiliza controle de etapas na ordem de produção?
  • 243 - Utiliza controle de produção.
  • 594 - Faz o movimento de estoque da estrutura dos itens de produção [Serviços], que são adicionados a parte?


3.1.2. R33 - Manutenção de parâmetros por Estabelecimento:

  • 172 - Código de E/S para Entrada do Item de Captação
  • 173 - Código de E/S para Saída de Item de Captação
  • 417 - Inicia automaticamente Ordem de Produção?


3.2. Cadastros:

3.2.1. Cadastro de Linhas de Produção:

Acessar a rotina R685 - Manutenção de Linha de Produção e cadastrar a Linha de Produção, podendo ela ser do tipo Reforma, Conserto ou Outras.


3-2-1-1-r685.jpg

3-2-1-2-r685.jpg


3.2.2. Cadastro de Etapas por Linha de Produção.

Acessar a rotina R688 - Manutenção de Etapas por Linha de Produção e inserir as Etapas por Linha de Produção.


3-2-2-1-r688.jpg

3-2-2-2-r688.jpg


3.2.3. Cadastro de Usuários por Etapa de Produção

Acessar a rotina R706 - Manutenção de Usuários por Etapa de Produção para selecionar quais etapas de produção o usuário terá acesso.


3-2-3-1-r706.jpg

3-2-3-2-r706.jpg


3.2.4. Cadastro do item de produção:

Acessar a rotina R482 - Manutenção de Itens de Produção (Materiais > Cadastros > Itens de Produção) e inserir o item de produção através do direito Novo.


3-2-4-r482.jpg


Obs: Rotinas para cadastro de Medida, Desenho e Linha de Produção Base:

  • Medida: R988 - Manutenção de Medidas de Produção.
  • Desenho: R986 - Manutenção de Desenhos de Produção.
  • Linha de Produção Base: R685 - Manutenção de Linhas de Produção.


3.2.4.1 Cadastro do item de produção por Estabelecimento:

Acessar a rotina R39 - Manutenção de Itens de Produção por Estabelecimento(Materiais > Cadastros > Itens de Produção por Estabelecimento) e inserir o item de produção através do direito Novo.

  • Insira o Estabelecimento.
  • Insira o Item de Produção (Cadastrado na rotina 482).
  • Insira a Linha a Qual o Item pertencerá.
  • Na aba Estrutura poderá ser informado as matérias primas utilizadas.
  • nessa aba insira os dados do item, selecione o direito inserir e após salvar.



3.2.5. Cadastro de Item de Captação:

Acessar a rotina R130 - Manutenção de Itens e cadastrar um item que servirá como item de Captação.


3-2-5-1-r130.jpg


Inserir um novo item na rotina R130 - Manutenção de Itens, relacionando-o ao item de captação e de produção cadastrados anteriormente. Este será o item utilizado no orçamento de vendas.


3-2-5-2-r130.jpg


Na aba Produção, informar o item de Produção e Captação e marcar as opções Gera Ordem de Produção?, Ordem de Produção Unitária? e Exige Captação?. Os demais dados devem ser preenchidos de acordo com a necessidade.


3-2-5-3-r130.jpg


3.3. Configuração da Entrada/Saída

Para configurar a entrada/saída, basta acessar a rotina [R117 - Entradas e Saídas], alterar uma E/S existente ou criar uma nova e definir a configuração do campo [Captação para Reforma]:

  • Exigir de acordo com o campo [Exigir Captação] da R130: utilizado para exigir que as captações sejam informadas quando o item estiver configurado para exigir captação na rotina [R130 - Itens] .
  • Nunca realizar captação: com essa opção marcada, o usuário não conseguirá informar captações para o item, independente da configuração do mesmo. 
  • Exigir captação dos itens com campo [Gera Ordem de Produção?] marcado na R130: ao selecionar essa opção, passa a ser obrigatório informar captações para itens que estejam configurados para gerarem ordem de produção na rotina [R130 - Itens].

Para ser possível informar captações na [R419 - Vendas Varejo], o campo [Gera Ordem de Produção] deve estar marcado.


3.4. Realizando a venda.

Acessar a rotina R419 - Manutenção de Vendas Varejo e realizar a venda do serviço para o cliente:


3-3-1-r419.jpg


Após informar o item e clicar no botão Inserir, o sistema exibirá a mensagem: Este item permite captação. Deseja realizar as captações agora?


3-3-2-r419.jpg


Clicando em [Sim], o sistema exibirá a tela para inclusão das captações.


3-3-3-r419.jpg


Obs: Se o cliente entregar uma nota fiscal emitida por ele referente aos itens, o usuário pode marcar a opção Entrada de Captação com NF já emitida? para inserir os dados da nota fiscal do cliente. Com isso, após confirmar a entrada na rotina R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações, o sistema dará entrada automaticamente de uma nota em nome do cliente, com os dados informados nesta tela, na rotina R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada.


Não sendo marcada esta opção, o sistema fara a entrada utilizando nota própria, ou seja, a nota de entrada ficará em nome da empresa.


Para inserir a captação, clicar em F4 - Novo. A tela abaixo será exibida.


Nesta tela, deverão ser informados os dados da captação.


3-3-4-r419.jpg


Inseridas as captações, pode-se visualizar na tela de Captações quais foram às captações lançadas, a quantidade de captações inseridas e o valor total das captações.


3-3-5-r419.jpg


Fechando a venda, o orçamento ficará contando em O.P Ativas.


3-3-6-r419.jpg


3.4.1. Liberação de Vendas de Ordem de Produção:

No MOVERE quando existe fora do comum (desconto excessivo, etc...) em um orçamento é necessário a liberação dessa venda na [R442 - Liberação de Vendas], acessando essa rotina, encontre o seu orçamento, marque o que deseja e clique em [Executar], conforme imagem:


Após essa liberação a segue o fluxo normal descrito abaixo, será liberado na [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações].


3.4.2. Impressão de orçamento de produção

Na impressão de orçamento de produção é possível visualizar as informações de DOT, marca, modelo, fogo e previsão de entrega:


3.5. Autorização da E/S de Captação:

Acessar a rotina R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações, selecionar o orçamento na opção Entradas e clicar em Confirmar.


Obs:Caso queira estornar o orçamento para a rotina R419, para adicionar ou excluir itens, selecione o orçamento em Entradas e clique em Rejeitar. Este procedimento faz com que o orçamento retorne para a rotina R419 - Manutenção de Vendas Varejo.


3-4-1.jpg


O sistema apresentará a seguinte tela:


3-4-2.jpg


Clicando em Executar, o sistema irá gerar uma nota fiscal de Entrada de carcaça na rotina R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada com os dados informados no momento de informar as captações na rotina R419 - Manutenção de Vendas Varejo e iniciar automaticamente as Ordens de Produção.


3-4-3.jpg


Lembrando que, o valor total da NF de Entrada é a soma dos valores das Captações informadas no lançamento da captação.


Caso seja desmarcado o parâmetro 417 - Inicia Automaticamente as ordens de produção?, posteriormente, será necessário acessar a rotina R707 - Inicialização de Processamento de Ordem de Produção, e iniciar manualmente as Ordens de Produção informando a Linha de Produção e clicando em Salvar.


3-4-4.jpg


Obs: Ocorreu a seguinte situação:


O valor das captações ficou incorreto, contudo, a Entrada já foi confirmada na rotina R714. Deve-se então, realizar o seguinte procedimento:


1 - Acessar a rotina R710 - Manutenção para Estorno de Etapa e Voltar a O.P para Etapa Anterior.


3-4-5.jpg


2 - Acessar a rotina R707 - Inicialização de Processamento de Ordem de Produção, selecionar a O.P e clicar em Cancelar.


3-4-6.jpg


3.6. Confirmação de Etapa de Ordem de Produção:

Acessar a rotina R708 - Confirmação de Etapas da Ordem de Produção e clicar em Confirmar.


3-5-1.jpg


Ao clicar em Confirmar, aparecerá a seguinte tela:


3-5-2.jpg


Nesta tela, pode-se informar o item ou serviço utilizado no processo e se Fatura este item à parte ou não.


Caso seja inserido um item que não movimenta estoque, porém, se o mesmo estiver vinculado a um item de produção e se o parâmetro [594 por empresa] estiver configurado, o sistema irá fazer a baixa proporcional a quantidade informada dos itens configurados na estrutura do item de produção que está relacionado com o item informado. Exemplificando:


Ao adicionar um [SERVIÇO DE APLIC. MANCHÃO], administrado pela rotina R130, se este item não controlar estoque e estiver vinculado a um item de produção [R482], a estrutura de matéria prima configurada para o item de produção que terá o estoque movimentado, de forma proporcional a quantidade informada ao serviço selecionado.


É importante ressaltar que a receita do item deve estar devidamente configurada na rotina [R39 - Itens de Produção por Estabelecimento], onde a receita deverá estar vinculada corretamente às etapas onde a baixa pode ocorrer. A etapa deve ser informada através do link exibido na imagem abaixo, veja:

Na tela que se abre, informe em quais etapas este item da receita poderá ter o estoque baixado, veja:


Conforme vai confirmando, as Ordens de Produção vão pulando de etapas.


Caso queira voltar uma etapa neste procedimento, acesse a rotina R710 - Manutenção para Estorno de Etapa, selecione a OP e clique em Volta Etapa Anterior.


3-5-3.jpg


Feita a confirmação de todas as etapas, as O.P's retornam para a rotina R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações em Saídas.


3-5-4.jpg


3.7. Finalização

Após selecionar as O.P's e clicar em Confirmar, o sistema gera outro orçamento para ser realizado o faturamento e faz uma nota fiscal de devolução, referente à entrada feita anteriormente na rotina R139.


Na tela de confirmação existe o campo [Observação da Nota], onde o texto inserido será demonstrado nas observações da nota fiscal de devolução de carcaça:



Faturando o orçamento, são geradas as notas referentes à mercadoria ou serviço, caso tenham sido utilizados no processo.


3-6-1.jpg


3.8. Relatórios.

Para acompanhamento dos processos relativo às Ordens de Produção, tem-se os seguintes relatórios:


3.8.1. R1004 - Relatório de Ordens de Produção por Cliente.



3-7-2-1.jpg

3-7-2-2.jpg


3.7.2. R857 - Relatório de Acompanhamento de Produção.

3-7-3-1.jpg

3-7-3-2.jpg


3.8.3. R842 - Histórico de Ordem de Produção.

Obs: O custo de reforma só é gerado caso o item esteja com o campo [Faz Parte do Custo de Reforma?] estiver habilitado na aba FISCAL na rotina [R130 - Itens].


3.8.4. R1034 - Resumo de Pneus Faturados.

3-7-5-1.jpg

3-7-5-2.jpg


4. Desfazimento Da Operação

Para desfazer a operação de saída dos pneus realizada pela rotina 714, é necessário excluir ou cancelar a nota fiscal de saída de captação pela rotina 232, como demonstra a imagem abaixo.

Somente é permitido excluir a nota fiscal de saída de captação, caso todos os orçamentos de faturamento vinculados a esta nota fiscal estejam com status Fechado ou Cancelados.


4.0.png



5. Fluxograma

https://whimsical.com/industria-movere-LLGz4vUtwn82pYoM21qbZL