1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a rotina [R446 - Cargas].


1.1 - Escopo


A rotina [R446 - Cargas] tem como objetivo cadastrar as cargas no sistema, relacionando quais notas fiscais compõem a carga, qual transportador e qual entregador, além de dar ao usuário a possibilidade de imprimir o Relatório de Manifesto de Entrega, o Relatório de Embarque de Carga, Trocar a Carga de uma Nota que já foi relacionada a uma outra carga, e informar a Data de Retorno do Entregador.


Configurações e Cadastros:

Antes de utilizar a rotina [R446 - Cargas], deve-se realizar as seguintes configurações:


Configuração de Parâmetros:


Rotina [R33 - Parâmetros por Estabelecimento]:


  • Parâmetro [P556 - Tipo de Montagem de Carga]


    Nesta rotina, deverá ser configurado o parâmetro Cód. [556 - Tipo de Montagem de Carga] que definirá qual tipo de relatório será utilizado para impressão do Manifesto de Entrega e do Relatório de Embarque.

Após acessar a rotina, clique no direito Novo.


Informe o código do Estabelecimento e o código do Parâmetro a ser configurado = 556. Clique em salvar.


Na tela seguinte, selecione o valor do parâmetro: Atacado ou Reformadora e clique em Salvar.


  • Parâmetro [P786 - Tipo de Documento Padrão na rotina de Cargas]


Este parâmetro define o tipo de Documento Padrão na rotina [R446 - Cargas], podendo ser Nota Fiscal ou Orçamento.



  • Rotina [R443 - Entregadores]


Nesta rotina serão cadastrados os entregadores.

Após acessar a rotina, clique no direito Novo para cadastrar o entregador. Lembrando que, primeiramente, ele deverá ser cadastrado na rotina [R43 - Clientes].



Informe o Código ou Nome do Entregador e clique em Salvar.





Geração do Orçamento de Venda


O orçamento de venda será gerado na rotina [R419 - Vendas Varejo]. É importante lembrar que, ao gerar o orçamento, é necessário informar o transportador para que a nota relativa ao orçamento esteja disponível na rotina [R446 - Cargas].


7.png


Atenção! 

                A exclusão do Orçamento na rotina [R419 - Vendas Varejo] desvincula o relacionamento dele com a carga já montada na rotina [R446 - Cargas].

                O Cancelamento do Orçamento na rotina [R660 - Gerenciamento de Estoque], [R444 - Movimentação de Estoque] ou na rotina [R419 - Vendas Varejo] desvincula o relacionamento da carga já montada na rotina [R446 - Cargas].


Geração da Carga


Após a geração da Nota Fiscal relativa ao Orçamento, o usuário deverá acessar a rotina [R446 - Cargas] e clicar no direito Novo, para realizar a inclusão da carga.

Preencha os campos relativos a Carga. Informe o Número da Carga, o Estabelecimento, Nome (Identificação da Carga), Transportadora e Entregador.




Em seguida, realize a pesquisa pela nota fiscal gerada anteriormente. Esta pesquisa pode ser feita informando o Lote de Pedidos, a Data de Emissão da Nota Fiscal ou o próprio Número da Nota Fiscal. Existe também a opção "Filtrar somente Notas Fiscais da Transportadora?" que é um facilitador para pesquisa da Nota Fiscal, retornando apenas notas relacionadas ao Transportador informado.


Obs.: Pode-se relacionar mais de uma Nota Fiscal a uma carga. Note também que as notas fiscais/orçamentos sempre virão ordenados por numero de notas fiscais ou numero de orçamento de forma decrescente.


Após encontrar a(s) nota(s), selecione-a(s) e clique em Salvar.




Geração de Carga referente a Orçamento


Na rotina [R446 - Cargas], é possível gerar uma Carga referente a Orçamentos no Status Aberto ou Fechado


Seguindo os seguintes passos.


[R446 - Cargas], direito Novo:


Preencha o Número da Carga, Estabelecimento e Nome:



Selecione o Tipo Orçamento:



Realize os filtros para buscar os orçamentos que deseja realizar a carga:



Selecione os orçamentos na grade e salve:




Impressão do Embarque de Cargas referente a Orçamentos


Para as cargas do Tipo Orçamento, é possível gerar o embarque de carga através do direito [Embarque] na grade principal da [R446 - Cargas].




  • Orç. Reabast: Se refere ao orçamento de reabastecimento após a venda do parceiro de venda.
  • Nota Orig. Reabast: Se refere a nota de faturamento do parceiro que deu origem ao orçamento de reabastecimento.


Impressão do Manifesto e Embarque


Em nosso exemplo, o parâmetro por estabelecimento cód. [556 - Tipo de Montagem de Carga] está configurado com o valor Reformadora.

Para imprimir o Manifesto, selecione a carga e clique no direito Manifesto.



Atenção: é possível  gerar um Relatório de Manifesto de Entrega a partir de uma Carga de Orçamentos.




13.png


Para imprimir o relatório de Embarque de carga, clique no direito Embarque.



15.png


Quando for gerada uma Carga e informada uma Nota Fiscal relativo a uma reforma, o sistema apresentará o valor do campo Coleta (Campo Insp. Veíc./Coleta, da primeira tela da rotina [R419 - Vendas Varejo]), a medida e o desenho do Pneu.


16.png


Troca de Carga


Caso seja necessário trocar a Carga de uma Nota Fiscal, o usuário deverá clicar no direito Troca.



Informe o Estabelecimento, a Série, o Número da Nota Fiscal e clique em Consultar Nota. Será relacionado abaixo, qual a carga que a Nota pertence. Após isto, informe a Nova Carga que a nota pertencerá e clique em Salvar.



Data de Retorno


Após retorno do Entregador, o usuário poderá selecionar a nota, clicar no direito Retorno e informar a data de retorno do Entregador.



Informe a Data de Retorno e clique em Salvar.


Relatórios


O Movere disponibiliza o relatório [R1084 - Relatório de Cargas], que pode ser utilizado para ver as cargas geradas em um determinado período.

Após acessar a rotina, preencha os dados dos filtros e clique em Executar. O relatório disponibiliza o filtro Sem Retorno, que retorna das cargas que ainda não tiveram retorno e Com Retorno, que retornar as cargas cujo entregador já retornou e foi informado a data de retorno através do direito Retornar.


22.png


23.png


24.png


25.png