1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos a configuração da Estrutura do DRE - Demonstração do Resultado do Exercício para emissão do Relatório de DRE Gerencial.


1.1 Escopo


A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.


2 Configurações


Antes de emitir o Relatório de DRE Gerencial na rotina 1040, deve-se acessar a rotina 1038 - Manutenção de DRE Gerencial e configurar a estrutura do DRE.


2.1 - Rotina 1038 - Manutenção de DRE Gerencial


Acesse a rotina 1038 e clique no direito Novo para montar a estrutura do DRE.


Na tela seguinte, informe o campo Nome, que será o nome dado ao DRE (por exemplo, DRE Controladoria, DRE Fiscalização), a Máscara (Quantidade de dígitos que define quantos níveis as contas podem atingir, o máximo é de 10 dígitos. Cada número de máscara define quantos dígitos aquele nível obrigatoriamente deverá ter, por exemplo: Máscara = 122334 - Cta: 1.01.01.001.001.0001; Máscara = 135 - Cta: 1.001.00001) e clique em Avançar.


Após clicar em Avançar, o sistema exibirá a grade Contas do DRE.



Para montar a estrutura, informe o Nome da Conta, a Classificação, de acordo com a Máscara informada anteriormente, se ela será Analítica ou Sintética e clique em Inserir. Repita o procedimento para as demais contas.



O campo "Classificação" passa a ser editável.

Para Editar o campo "Descrição" da Grid, basta selecionar o "Edt".

Após montar a estrutura do DRE, o passo seguinte é detalhar as contas analíticas, informando qual será a conta contábil gerencial relativa a conta analítica.

Para isto, clique na opção Detalhar da conta analítica.

Na tela seguinte, defina as contas contábeis gerenciais que irão compor a conta do DRE. Para cada conta, indique se o saldo dela será computada como Soma ou como Subtrai.



Se desejar, informe outras contas.

Repita o mesmo procedimento para informar a conta contábil das demais contas analíticas.

Após informar a conta contábil das contas analíticas clique em Salvar.


ATENÇÃO

Se desejar, pode ser vinculado uma conta sintética. Neste caso o sistema fará o cálculo do valor total das contas analíticas para compor o saldo da conta no DRE. Este recurso é interessante quando se quer por exemplo a conta sintética de fornecedores ou contas de caixas.



OBS.:

Uma conta sintética sempre deve possuir ao menos uma conta analítica com classificação filha, pois a soma das contas é feito pela classificação.


3 Emissão do Relatório.

Para emitir o relatório de DRE Gerencial, acesse a rotina 1040 - Relatório de DRE Gerencial.

Após acessar a rotina, preencha os campos conforme desejado e clique em executar.


-Os campos "Estabelecimento" e "Visão Contábil" são de múltiplas escolhas.



OBS.: A opção de detalhado permite que seja exibido as contas que foram informada no detalhe da conta analítica, para compor o saldo da conta.

Permite ainda informar quantos níveis de detalhamento deseja que seja exibido.



  • Quando marcado a opção [Exibe Assinaturas] o relatório passa a apresentar os dados da empresa no cabeçalho (apenas na primeira página) e a assinatura (apenas na última página).


RelatorioDeDREGerencial.png


Caso deseje comparar o valores do relatório acima, pode-se emitir os relatórios 263 - Balancete Gerencial ou 91 - Livro Razão Gerencial.


Exemplo:


- Verifique, na rotina 1038, qual a conta contábil gerencial informada na conta analítica Venda de Peças.


ManutencaoDeDREGerencial-Alterar-Receita.png


Conforme tela acima, pode-se verificar que a conta informada é a 75 - Venda de Mercadorias.

Agora, acesse a rotina 263 - Balancete Gerencial, informe o estabelecimento e o mesmo período informado para emitir o relatório do DRE Gerencial. Em Grupo de Contas, informe a conta contábil gerencial verificada acima. Clique em Executar.


BalanceteGerencial.png


BalanceteGerencial-Relatorio.png


Com isso, pode-se verificar que o valor da coluna Movto. Período é o mesmo valor apresentado no relatório DRE Gerencial.

Para gerar o relatório Livro Razão Gerencial, acesse a rotina 91, preencha os filtros, marque a opção [Exibe Saldos?] e clique em Executar.


LivroRazaoGerencial.png


RelatorioRazaoGerencial.png


Realizando a operação: Valor Crédito - Valor Débito, terá então o valor da Movimentação do Período, ou seja, o valor apresentado no relatório 1040 - Relatório DRE Gerencial.