1 Introdução


O gerenciamento de estoque vai muito além do que apenas controlar as entradas e saídas. Abrange várias áreas de uma empresa, dentre elas a área fiscal, a qual fica responsável por apresentar junto ao fisco o saldo FISCAL do seu estoque, tanto em quantidade como em valores.

Este documento visa demonstrar as operações necessárias para que a empresa possa gerenciar o inventário FISCAL dos seus produtos.


1.1 Finalidade


O documento foi concebido para demonstrar as operações necessárias para que a empresa possa gerenciar o inventário FISCAL dos seus produtos.


1.2 Escopo


Este procedimento foi criado pela empresa Cba Tecnologia Ltda para fomentar os colaboradores do Sistema MOVERE sobre informações de manuseio para configuração e geração do Inventário Fiscal.


1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações


  • Natureza de Itens: é a classificação utilizada para diferenciar itens que são fabricados, consumo, revendas, matéria-prima e demais outros tipos.


2Procedimento

1.Acessar a rotina 927 - Naturezas p/ o Inventário, e cadastrar as Naturezas de Itens que permitem ser inventariadas.




2.Acessar a rotina 117 - Manutenção de Entradas/Saídas, para configurar as E/S que devem gerar "Inventário Fiscal".



3.Acessar a rotina [Manutenção de Séries - [R76], para as Séries que devem gerar "Livro Fiscal de Entrada" e "Livro Fiscal de Saída".



4.Acessar a rotina 33 - Parâmetros por Estabelecimento, e configurar o parâmetro 278 - Período Fiscal Inicial.



5.Acessar a rotina 582 - Lançamento de Saldo Inicial de Inventário de Estoque, e iniciar os lançamentos de saldos iniciais dos itens.



Nota-se que o sistema apresenta como período, o mês anterior ao mês informado no parâmetro por estabelecimento cód. [278].



6.Acessar a rotina 583 - Processamento de Inventário de Estoque, e mês a mês efetuar o processamento de inventário.



No exemplo acima, esta sendo processado o mês Janeiro/2013. Selecionando a opção Inicializa Saldo, o sistema irá considerar o saldo final do mês de dezembro/2012 para fazer o calculo, verificando as entradas e saídas do item no mês de janeiro, para gerar o saldo final do mês. Ou seja, toda vez que for processar um mês e selecionar a opção Inicializa Saldo, o sistema irá considerar o saldo final do item no mês anterior para efetuar os cálculos e informar o saldo final do período que esta sendo processado.


Importante:


Tem-se o seguinte caso:

Foi processado o inventário no mês de Fevereiro/2013, por exemplo. No entanto, deseja-se alterar os valores de um item no mês de fevereiro, na rotina R582, logo após o processamento.

Se, após a alteração dos valores do item relativo ao mês de fevereiro, for realizado novamente o processamento do inventário do mês de fevereiro, selecionando a opção Inicializa Saldo, a alteração realizada será perdida, uma vez que o sistema irá considerar o saldo final de janeiro para realizar o cálculo, modificando a alteração realizada manualmente.


Orienta-se alterar os valores de um item sempre no mês anterior ao qual será processado. Sendo alterados os valores de um item em um determinado mês, ao realizar o processamento do inventário deste mês, na rotina R583, a opção Inicializa Saldo não poderá ser marcada.


7.Acessar a rotina 584 - Relatório de Inventário, e emitir para conferir as quantidades e valores de cada item.



Novidades: O relatório 584 passa a disponibilizar a ordenação por Nome do item, Linha, Família e Grupo.



8.Para auditoria de cada item, utilizar o relatório 1032 - Relatório de Movimentação Fiscal de Itens para averiguar o que o sistema leva em consideração para gerar o inventário fiscal.




Pronto, a partir deste momento, configuração foi concluída.


Configurações adicionais.


Quando for identificado um valor de custo incorreto é possível realizar a correção do mesmo através da rotina [R861 - Recontabilização dos Custos Médios das NF de Entrada/Saída]. Nesta rotina o sistema irá organizar todos os documentos contábeis de entrada/saída na forma cronológica e reprocessar os custos médios contábeis encontrados, sempre com base nas notas fiscais de entrada, de forma que as notas fiscais de saída apenas recebam os valores calculados encontrados.


1.Utilização da Rotina

É possível realizar a recontabilização dos custos através dos seguintes filtros:


a) Notas de Entrada: onde será possível processar todas as notas de entrada indistintamente ou processar exclusivamente as notas de entrada ou notas de saídas. Lembrando que os campos de data inicial/ final e o estabelecimento são obrigatórios



b) Itens por estabelecimento: onde será informado obrigatoriamente o estabelecimento. Quando selecionado atualizar os custos pelos itens por estabelecimento, caso seja preenchidos os campos [Data Inicial] e [Data Final], apenas as notas de entrada existentes no período serão utilizadas para consultar o ultimo custo existente.